Durante a recente sessão da Câmara Municipal de Blumenau, realizada na terça-feira (31), o vereador Jovino Cardoso Neto, do partido Solidariedade, trouxe a debate um projeto de Lei que visa proibir a celebração da cultura Halloween nas instituições educacionais da cidade, abrangendo escolas e creches.
A justificativa apresentada por Jovino gira em torno da preocupação com a promoção de violência, comumente associada a alguns dos elementos simbólicos e atividades características dessa festividade. Ele argumentou: “Algumas práticas do nosso município eu não posso concordar, dentre elas, essa cultura norte-americana que incentiva a violência”.
A discussão ganhou mais peso com a menção de uma decoração de Halloween em uma escola estadual localizada em Penha, Santa Catarina. A decoração em questão, que simulava uma cena de assassinato, gerou controvérsias. “Isso não é princípio de educação para as nossas crianças, nós precisamos mudar essa situação”, reforçou o vereador.
Em contrapartida, Jovino sugeriu uma abordagem educativa alternativa para as comemorações escolares. Ele propôs que, ao invés de celebrar o Halloween, os estudantes poderiam realizar apresentações baseadas nas profissões que desejam seguir no futuro.
Em suas palavras, ele mencionou: “Seguir a profissão de seus pais, vir vestidos quem sabe como os nossos profissionais na área da medicina, educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e tantas outras profissões que edificam”.
Antes de ser submetido à votação no plenário, o projeto passará pela análise da comissão da Câmara, conforme informado pela assessoria de comunicação do Legislativo Municipal.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.