keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Verão dentro do inverno: SC vai registrar até 30°C antes da onda de frio extremo

Temperaturas máximas devem variar entre 25 a 30°C na tarde de domingo

X

Um verão dentro do inverno. Moradores de Santa Catarina podem se preparar para enfrentar nos próximos dias um período de calor que deve chegar aos 30 °C em algumas regiões. E isso deve ocorrer antes da chegada de uma nova massa de ar polar, que promete ser uma das mais fortes. A previsão indica que os termômetros vão registrar temperaturas negativas a partir de terça-feira (27).

Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a previsão do tempo indica que o final de semana será ensolarado, com calor em todo o Estado. As temperaturas máximas devem variar entre 25 a 30°C na tarde de domingo (25) e segunda (26), no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Já na terça-feira (27), a terceira onda de frio do inverno de 2021 chega em SC, com previsão de mínimas abaixo de zero durante a próxima semana na Serra e no Oeste

A oscilação no tempo durante o inverno é comum em Santa Catarina, por conta da posição em que o Estado está localizado. O frio vem rápido, mas também vai embora com a mesma velocidade.

“Na região em que o Estado está posicionado, temos influências das massas de ar tanto tropicais quanto extratropicais. Nosso inverno não é frio o tempo todo. Passa uma frente fria, acompanhada de uma massa de ar frio que diminui a temperatura durante três a cinco dias, e se desloca até o oceano. Em seguida as temperaturas se elevam até uma nova frente fria passar”, explica a meteorologista da Epagri, Gilsânia de Souza Cruz.

Apesar da mudança repentina nas condições do tempo ser comum, a meteorologista explica que algumas vezes, entre a passagem de uma frente fria e outra, não há tempo de esquentar tanto. Mas dessa vez, serão três dias que as temperaturas estarão em elevação, até a chegada da nova onda de ar frio.

Como se proteger da mudança de temperatura

Atenção à alimentação

Como o corpo gasta muita energia para se esquentar durante o frio repentino, a dica dos nutricionistas é consumir alimentos saudáveis com alto teor calórico, como abacate, caqui, abóbora e batata-doce.   Já para o calor, a recomendação é apostar nos alimentos leves e com bastante água, para garantir a hidratação, como melancia, tomate e folhas.

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado hidratado, tanto no calor, quanto no frio, o que ajuda na adaptação das mudanças bruscas de temperatura. Tenha sempre uma garrafa de água por perto!

Use roupas adequadas

Por mais que possa parecer estranho usar chinelo em um dia e outro, tirar a botas do armário, é preciso usar roupas adequadas para cada temperatura. Dessa forma, evita possíveis resfriados e alergias. 

Evite o choque térmico

A oscilação de temperaturas é bastante agressiva para pessoas que têm as vias respiratórias sensíveis. Evite sair de um lugar abafado para um gelado sem proteger nariz e boca com a blusa ou um cachecol e não espere estar em contato com o ar frio para se agasalhar.

Fonte: NSC

Geral

Luta entre cobra mais venenosa e maior cobra do mundo acaba sem vencedora; veja

Em uma luta entre uma naja-rei - a cobra mais venenosa do mundo - e uma píton, a maior cobra do mundo, quem termina como vencedor?

Geral

VÍDEO: Cobra de mais de 1,5 metros é encontrada escondida no quarto de casa em SC

Suspeita do especialista em serpentes é que o animal saiu da toca após as temperaturas aumentarem na cidade

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas

Geral

Retorno do horário de verão em SC: Governador faz conversa com setores para avaliar proposta para temporada

Posição das instituições é praticamente unânime pelo retorno do horário de verão

Geral

Chuvas fortes fazem jazigo desmoronar e cair em terreno ao lado de cemitério

Segundo informações, o incidente ocorreu por conta de uma escavação no terreno ao lado

Mais notícias

Famosos

Influencer Virgínia Fonseca anuncia pausa nas redes sociais após morte do pai

Influenciadora contou que está bastante abalada pela perda de Mário Serrão, de 72 anos

Tempo

Chuva de granizo é registrada na Serra em Santa Catarina

Neste domingo (19), moradores de Lages, na Serra Catarinense, registraram chuva de granizo. O fato ocorreu no bairro Sagrado Coração Jesus. A moradora Ieda Barroso, relatou que a chuva intensa foi de cerca de 15 […]