keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Verão dentro do inverno: SC vai registrar até 30°C antes da onda de frio extremo

Temperaturas máximas devem variar entre 25 a 30°C na tarde de domingo

imagem mostra vegetação coberta por gelo e ao lado o sol em tons alaranjados
Foto: Divulgação

Um verão dentro do inverno. Moradores de Santa Catarina podem se preparar para enfrentar nos próximos dias um período de calor que deve chegar aos 30 °C em algumas regiões. E isso deve ocorrer antes da chegada de uma nova massa de ar polar, que promete ser uma das mais fortes. A previsão indica que os termômetros vão registrar temperaturas negativas a partir de terça-feira (27).

Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a previsão do tempo indica que o final de semana será ensolarado, com calor em todo o Estado. As temperaturas máximas devem variar entre 25 a 30°C na tarde de domingo (25) e segunda (26), no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Já na terça-feira (27), a terceira onda de frio do inverno de 2021 chega em SC, com previsão de mínimas abaixo de zero durante a próxima semana na Serra e no Oeste

A oscilação no tempo durante o inverno é comum em Santa Catarina, por conta da posição em que o Estado está localizado. O frio vem rápido, mas também vai embora com a mesma velocidade.

“Na região em que o Estado está posicionado, temos influências das massas de ar tanto tropicais quanto extratropicais. Nosso inverno não é frio o tempo todo. Passa uma frente fria, acompanhada de uma massa de ar frio que diminui a temperatura durante três a cinco dias, e se desloca até o oceano. Em seguida as temperaturas se elevam até uma nova frente fria passar”, explica a meteorologista da Epagri, Gilsânia de Souza Cruz.

Apesar da mudança repentina nas condições do tempo ser comum, a meteorologista explica que algumas vezes, entre a passagem de uma frente fria e outra, não há tempo de esquentar tanto. Mas dessa vez, serão três dias que as temperaturas estarão em elevação, até a chegada da nova onda de ar frio.

Como se proteger da mudança de temperatura

Atenção à alimentação

Como o corpo gasta muita energia para se esquentar durante o frio repentino, a dica dos nutricionistas é consumir alimentos saudáveis com alto teor calórico, como abacate, caqui, abóbora e batata-doce.   Já para o calor, a recomendação é apostar nos alimentos leves e com bastante água, para garantir a hidratação, como melancia, tomate e folhas.

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado hidratado, tanto no calor, quanto no frio, o que ajuda na adaptação das mudanças bruscas de temperatura. Tenha sempre uma garrafa de água por perto!

Use roupas adequadas

Por mais que possa parecer estranho usar chinelo em um dia e outro, tirar a botas do armário, é preciso usar roupas adequadas para cada temperatura. Dessa forma, evita possíveis resfriados e alergias. 

Evite o choque térmico

A oscilação de temperaturas é bastante agressiva para pessoas que têm as vias respiratórias sensíveis. Evite sair de um lugar abafado para um gelado sem proteger nariz e boca com a blusa ou um cachecol e não espere estar em contato com o ar frio para se agasalhar.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Geral

Governador de SC anuncia início da dragagem do rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

De uma proposta inicial avaliada em R$ 36 milhões, o Estado conseguiu ajustar o contrato da obra para R$ 16 milhões

Mais notícias

Inusitado

Lua Cheia Rosa será visível no Brasil nesta terça-feira

A denominação "rosa" origina-se de tradições de povos nativos americanos que associavam esta fase lunar à época de florescimento

Famosos

Ronaldinho Gaúcho estará em Florianópolis em 19 de maio

O Jogo das Estrelas reúne grandes nomes do futebol no Estádio Orlando Scarpelli