keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Veja como está ficando a praia de BC após três dias da obra de alargamento da faixa de areia

Quem vê dos prédios a evolução da obra já percebeu a mudança no local onde iniciou o processo

X
Foto: Divulgação

Começou no último domingo (22), em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, o transporte da areia para obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central da cidade, que passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros. A areia nova começou a chegar na praia por volta das 11h30, na altura da Rua 3700, vinda da draga Galileo Galilei – um moderno e gigantesco navio operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo. Quem vê dos prédios a evolução da obra já percebeu a mudança no local onde iniciou o processo.

“Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para a retomada mais forte da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Sobre a operação da draga Galileo Galilei

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando terá tonalidade natural. O preenchimento começa defronte à Rua 3700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200.

Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da Rua 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para o término desta obra de preenchimento é até início do mês de novembro deste ano.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Ruas do bairro Morretes recebem pavimentação em Itapema

Dentre as ruas já beneficiadas estão a 438, 444 e 406I

Cidades

Oceanic Aquarium inaugura passarela de vidro em cima do tanque dos tubarões

A estrutura permite que os visitantes passeiem por cima do Recinto Oceânico

Cidades

Tecnologia com novas rotas para pedalar em Itapema

A Pandemia criou novos hábitos e despertou a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde.  Aumentou a busca por movimentar o corpo. Pedalar, tanto como lazer, prática esportiva ou modalidade de transporte, ganhou […]

Cidades

Dia da árvore será celebrado com plantio comunitário e doação de mudas nativas em Itajaí

Ações fazem parte da Semana da Água, que segue até 26 de setembro

Cidades

Fundação do Meio Ambiente faz troca de mudas por alimentos em Itapema

Os alimentos serão doados para a Secretaria de Assistência Social

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.