Eleitores que pretendem usar o e-Título para votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024 têm até sábado, 5 de outubro, para baixar o aplicativo. No dia da eleição, domingo (6), o download será suspenso temporariamente pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidades no sistema, voltando a ficar disponível na segunda-feira (7).
O e-Título é uma ferramenta digital que pode ser usada como documento de identificação para votar, permite consultar o local de votação e, também, justificar a ausência nas urnas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android.
Como baixar e usar o e-Título:
- Baixar o app: Acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por “e-Título”. Baixe e instale o app.
- Preencher os dados: Insira suas informações pessoais solicitadas, como nome completo, data de nascimento e número do título de eleitor.
- Verificar biometria: Para utilizar o e-Título como documento de identificação, o aplicativo deve conter sua biometria (foto). Se a biometria não estiver registrada, você precisará de um documento com foto, como RG ou CNH, no dia da votação.
- Atualização: É importante manter o aplicativo atualizado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que mais da metade dos 46 milhões de usuários cadastrados ainda precisam realizar a atualização do app.
Justificativa eleitoral:
Caso o eleitor não possa comparecer à votação no próximo domingo, o e-Título também pode ser utilizado para justificar a ausência. Lembrando que não há voto em trânsito nas eleições municipais. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno.
Além disso, o uso de celular não é permitido dentro da cabine de votação. O aparelho deve ser entregue aos mesários durante o voto.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.