keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Vai nevar em SC no final de semana? Conexão GeoClima explica

O modelo meteorológico GFS (Global Forecast System), sistema numérico, usado por meteorologistas, começou a projetar neve na Serra Catarinense no próximo domingo (20). Por conta das divulgações e dúvidas nas redes sociais, diante da possibilidade […]

X

O modelo meteorológico GFS (Global Forecast System), sistema numérico, usado por meteorologistas, começou a projetar neve na Serra Catarinense no próximo domingo (20). Por conta das divulgações e dúvidas nas redes sociais, diante da possibilidade de ter ou não um pouco de neve no final de semana em algumas cidades catarinenses, o portal  Conexão Geoclima, publicou uma explicação sobre o assunto, confira. 

“É preciso ter cautela sobre essas projeções muito antecipadas do tal sistema. Portanto, a orientação é não se basear apenas a um modelo. 

Primeiro, quando o assunto é previsão do tempo, é extremamente arriscado fazer afirmativas com tantos dias de antecedência, uma vez que os modelos mais confiáveis, são atualizados pelo menos duas vezes ao dia, adequando-se a cada nova simulação. E quando o assunto é neve, é preciso ter o dobro da atenção. 

Segundo, não adianta  temperatura baixa, nebulosidade e chuva, se não houver variáveis que contribuam para a formação da neve. Para que a neve ocorra, é preciso em primeiro lugar ter incursão de ar frio em todas as camadas da atmosfera, e não apenas permanecendo na superfície.

Terceiro, não confunda frente fria com frio. O frio é a massa de ar frio ou polar que vem logo em seguida da frente fria; a frente fria é uma região de transição entre duas massas de ar, onde ocorre as chuvas isoladas (frente fria fraca) ou temporais (frente fria de forte intensidade). 

Quarto, antes da “friaca”, temos o que é chamado de “aquecimento pré-frontal”, algo extremamente comum e “natural quando se tem a entrada de uma massa de ar frio”. De forma resumida, é bem simples de entender. 

Quando uma frente fria se aproxima, os ventos passam a soprar do quadrante norte (de norte para sul), e essa direção costuma transportar calor das regiões tropicais e equatoriais; no caso, o calor das regiões nordeste e centro-oeste do Brasil”. 

Quinto, a ocorrência de neve no Sul do Brasil não é algo raro, mas tudo depende das condições meteorológicas”.

Fonte: Visor Notícias

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Segurança

Acidente entre carro e caminhão mata casal e bebê em Santa Catarina

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o carro e um caminhão com placas de Ibiam bateram de frente

Segurança

Polícia Federal prende homem nos Correios de Navegantes que comprou R$ 1 mil em notas falsas

Homem confessou o crime quando foi abordado pelos policiais federais

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup