Focadas no desenvolvimento social e econômico de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, as obras de revitalização do Molhe Central já começaram e têm previsão de conclusão para dezembro de 2024. A finalização está programada para coincidir com o início da alta temporada turística na região.
De acordo com a ZAH Empreendimentos, responsável pelo projeto, cada molhe terá uma estrutura específica. O primeiro será equipado com mobiliário voltado para o surfe, permitindo que os surfistas tenham acesso direto às ondas a partir do local. Além disso, o espaço será projetado para receber observadores e entusiastas do esporte.
Cada molhe terá uma estrutura específica / Foto: Takeda Design
O segundo molhe será destinado à pesca, atividade que é tanto uma prática econômica quanto cultural para muitas famílias da região. Em ambos os molhes, serão criados espaços de contemplação da natureza, com a garantia de acessibilidade para todos os visitantes.
A iluminação do Molhe foi cuidadosamente projetada para garantir segurança no acesso e permitir a prática esportiva, inclusive em noites sem lua. Além disso, o sistema de luzes proporciona uma experiência visual que equilibra bem-estar, arte e sustentabilidade — valores centrais da ZAH. O objetivo do projeto é facilitar e incentivar a circulação de moradores e turistas, atendendo às diferentes necessidades de quem frequenta o local.
“Itapema é a nossa casa, onde a ZAH surgiu e queremos ver a cidade cada vez melhor e mais bonita”, comenta Ricardo Zanella, Diretor de Conceito e sócio-fundador da ZAH. “Nossos empreendimentos não são apenas construções, são espaços que deixam uma marca positiva na vida das pessoas e das comunidades. Temos uma preocupação com o impacto que geramos nos espaços onde construímos, e é um orgulho poder trazer o nosso DNA em um local tão importante para nosso município”, completa.
Guilherme Takeda, renomado arquiteto e paisagista, assina projeto do Molhe
O paisagismo do Molhe da Praia Central de Itapema foi desenvolvido pelo renomado arquiteto e paisagista Guilherme Takeda, diretor da Takeda Design. Especializada em projetos biofílicos, a empresa é reconhecida por unir criatividade e agilidade em favor do bem-estar. O projeto de Takeda está em total sintonia com a missão de revitalização do local, integrando arquitetura e natureza de forma harmoniosa.
Foto: Takeda Design
Sobre a ZAH
A ZAH Empreendimentos tem como propósito quebrar paradigmas e criar espaços que impactam a vida de maneira positiva. Para a empresa, o verdadeiro luxo não está no valor, mas sim nos valores que sustentam suas construções. Três pilares guiam todos os projetos, desde a concepção até a entrega das chaves: arte, sustentabilidade e bem-estar.
Com inspiração em diversas formas de arte, a ZAH adota um olhar sensível sobre a vida, que é refletido de forma única em cada empreendimento. O objetivo é encontrar o equilíbrio entre a vida urbana contemporânea e a reconexão das pessoas com a natureza, sempre com o bem-estar no centro de suas criações. Para a ZAH, a natureza já é uma obra de arte, e seu papel é construir com responsabilidade, alinhando as necessidades do mundo moderno com a preservação ambiental.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade