Página Inicial
GeralUniAvan doa quase 700 máscaras de proteção confeccionadas em impressoras 3D
Máscaras foram doadas para diversos locais da região

Quase 700 máscaras de proteção respiratória foram desenvolvidas em impressoras 3D e doadas pelo Centro Universitário Avantis – UniAvan desde o início da pandemia. No modelo “Face Shield”, o material é entregue, preferencialmente, para instituições e profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
O primeiro protótipo do equipamento foi confeccionado pelos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica no fim de março. Desde então, foram desenvolvidas e doadas 694 máscaras para diversos locais como Hospital Ruth Cardoso, Asilo Dom Bosco de Itajaí, Associação Casa Irmã Dulce, Vigilância Epidemiológica, e Núcleo de Atenção à Mulher, de Balneário Camboriú, APAE de Itapema, entre outros.
Para a confecção das máscaras foram utilizados três materiais básicos, sendo eles: suportes pela impressora 3D utilizando polímero láctico (PLA), o visor de acetato transparente cortado na CNC Laser e o elástico de 10 mm para fixar a máscara na cabeça do usuário.
O acetato utilizado no desenvolvimento das máscaras foi doado, inicialmente, pela empresa Gayplas, do município de Itajaí, e depois adquirido com recursos da instituição. Segundo o gerente de Inovação, Cassiano Canheti, o projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que também está realizando a confecção dos produtos. “O Inova UniAvan montou um guia para construção da máscara com base nos estudos da UFSC, contendo blue prints”, explicou.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Dr. Julio Cesar Berndsen, o protótipo construído é regulamentado pela Anvisa e já está sendo produzido em diversas cidades do Brasil. “A Engenharia Mecânica da Uniavan trabalhou em produzir o melhor protótipo possível levando em consideração as condições encontradas no município e região, para assim ajudar ao máximo os profissionais da saúde na luta contra a Covid-19”, destaca.
Para a professora Drª Sabrina Weiss Sties, do Comitê de Biossegurança e coordenadora do curso de Fisioterapia da instituição, o projeto foi pensado devido à escassez e a grande demanda dos profissionais. “No mercado existem diversos tipos de máscaras e a parte do visor é muito dura e machuca o rosto dos profissionais que estão com carga excessiva de trabalho nas UTIs dos hospitais da região. Por isso, entrei em contato com o Prof. Júlio para confeccionarmos uma máscara mais flexível, que não agrida os usuários e contribua com este trabalho”, finaliza.
Notícias Relacionadas
Previsão para segunda-feira é de chuva em SC
A previsão é de pancadas de chuva isoladas, além de temporais em algumas regiões
Paciente recupera a visão em primeiro transplante de córnea artificial do mundo
Foi realizado em Israel o primeiro transplante de córnea bem-sucedido do mundo. Médicos do Rabin Medical Center realizaram o procedimento em um paciente de 78, que recuperou a visão após 10 anos. O implante denominado […]
TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio
A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou habeas corpus impetrado por um homem denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Ele está preso preventivamente desde o último mês de […]
Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma
Afastada do cargo de Secretaria Municipal de Infraestrutura em ação penal havia sido nomeada para o cargo de Secretária Geral, com poderes ainda mais amplos
Morre Larry King, lenda da TV americana
Com suas famosas tiradas e seus óculos pretos, King era conhecido por seu programa de entrevistas à rede CNN "Larry King Live", conduzido por ele por 25 anos
Mais notícias
-
Vídeo: Bombeiros resgatam mulher que se afogava no rio Itajaí
-
Chuvas interditam ponte pênsil em São João Batista
-
Homem que baleou policiais no Paraná é preso em Itapema
-
Previsão para segunda-feira é de chuva em SC
-
Prefeitura de Florianópolis decreta situação de emergência após chuvas
-
Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus