keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Um em cada quatro catarinenses diz que não tomará vacina

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), que realizou o estudo, vê os dados com preocupação

X
Divulgação

Uma pesquisa realizada em sete das dez maiores cidades de Santa Catarina apontou que um em cada quatro catarinenses diz que não vai tomar a vacina contra a Covid-19. Ao todo, os que responderam ‘não’ à pretensão de tomar a vacina somaram 24,4%, contra 63,6% de quem respondeu ‘sim’. O estudo ainda contabilizou 6,6% de ‘não sabe ou não responderam’ e 5,4% de ‘depende’. 

Os dados não mostram a razão pessoal que motivou a resposta, mas trazem o recorte por escolaridade. Em geral, catarinenses sem ensino superior tendem a refutar mais a vacina, enquanto catarinenses com ensino superior são mais otimistas com o imunizante.

Entre os que dizem que não vão tomar a vacina, há superioridade daqueles sem ensino superior, 73%, contra 27% que têm mais escolaridade. Entre aqueles que pretendem tomar a vacina, a proporção cai para 58,8% sem ensino superior e 41,2% com ensino superior. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), que realizou o estudo, vê os dados com preocupação. Segundo a entidade, é um índice alto de pessoas que não querem tomar a vacina em relação ao necessário para que a população esteja protegida com o um todo.

Neste sentido, a vacina perde em popularidade para o álcool em gel: 71,4% consideram importante um estabelecimento comercial disponibilizar o produto, enquanto 53,3% diz que valoriza locais em que os trabalhadores usam máscara. 

Outros itens de segurança sanitária, como limitação de pessoas em cada estabelecimento (36,7%), exigência do uso de máscaras para os clientes (34,7%), e a medição de temperatura (32,3%) também foram citados. 

A pesquisa foi realizada entre 26 de dezembro e 12 de janeiro. A metodologia foi quantitativa e a coleta de dados ocorreu por telefone considerando consumidores das cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. O erro amostral é de 5%, com significância estadual de 95%. 

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Filha divulga últimas mensagens da mãe antes de morrer com Covid-19

“Ela nunca vai ver eu me formar”, escreveu Giulia no Twitter.

Coronavírus

Governo da Bahia aluga contêineres para armazenar corpos em hospitais

Equipamentos serão distribuídos entre algumas unidades de saúde e hospital de campanha

Coronavírus

VÍDEO: Homem com Covid-19 é preso após contaminar maçanetas de carros em duas cidades

Câmeras flagraram homem tentando contaminar maçanetas de carros

Coronavírus

Idosos com mais de 75 anos já podem agendar a imunização contra Covid-19 em Brusque

As vacinas serão aplicadas nos dias 5, 8 e 9 de março, no Centro de Vacinação da Unifebe

Coronavírus

Transmissão comunitária de nova variante da Covid-19 em SC é investigada

Pacientes não viajaram nas últimas semanas, o que aponta para casos autóctones

Mais notícias

Geral

Desenvolvimento Social entrega seis câmaras frias para agricultura familiar no Oeste

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social entregou seis câmaras frias para a agricultura familiar para Chapecó, Pinhalzinho, Bom Retiro, Lages, Canelinha e Xanxerê – uma para cada município. Os equipamentos são para modernizar as […]

Geral

Brasil é o país com maior número de vítimas de roubo de dados na internet

O percentual de usuários brasileiros que tentou abrir pelo menos uma vez links enviados para roubar dados representa 19,9%