keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Udesc obtém conceito máximo no Enade 2016 com cursos de Agronomia e Fisioterapia

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 1º, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O exame do Ministério da Educação (MEC) é realizado para avaliar o desempenho dos acadêmicos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação. Quase 196 mil inscritos de 4,3 mil cursos fizeram a prova do ano passado.

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).

A última avaliação desses cursos por meio do Enade foi realizada em 2013, quando participaram cursos das áreas da Saúde, das Ciências Agrárias e do Serviço Social. O resultado do exame do MEC é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

Mais de mil inscritos para este ano

Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Udesc farão o Enade 2017. Devem participar todos os acadêmicos que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso. Os alunos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular. Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova também no Guia do Enade.

Cursos participantes de 2017

 

Engenharia Ambiental
Engenharia Florestal
Ciência da Computação
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção e Sistemas
Física (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
Pedagogia a Distância (Licenciatura)
Artes Visuais (Licenciatura)
Música (Licenciatura)
Sistemas de Informação (Ibirama)
Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
Engenharia Sanitária
Educação Física (Licenciatura)
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Produção – Habilitação em Mecânica
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia de Petróleo
Geografia (Bacharelado)
Geografia (Licenciatura)
História (Bacharelado)
História (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura)

Formato da prova

No Enade, os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos. “O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir”, diz.

Além da prova, os alunos devem preecher obrigatoriamente a partir de segunda-feira, 4, o Questionário do Estudante. As respostas são obrigatórias e buscam subsidiar a construção do perfil socioeconômico do acadêmico e obter dados do seu processo de formação universitária.

Geral

Fotos: parto raro de bebê empelicado é registrado em Santa Catarina

O registro do momento foi compartilhado nas redes sociais da clínica e chamou a atenção dos internautas

Geral

Ação de limpeza nas praias recolhe 30 quilos de resíduos em Itapema

Após a separação identificou-se que 40 % do material coletado era de resíduos que podem ser reciclados

Geral

Tribunal de Contas determina que contrato do Samu em SC não seja prorrogado

decisão do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi é resultado de um processo de instrução instaurado para apurar supostas irregularidades no Samu

Geral

Governo de SC anuncia mais de R$ 700 milhões em investimentos para região Oeste

O chefe do Executivo estadual rodou por 12 cidades de médio e pequeno porte e destacou que os investimentos do Governo do Estado ocorrem independentemente do tamanho ou local do município

Geral

Um a cada cinco presos de SC não tem condenação

Dados da SAP apontam que o Estado tem 4,6 mil pessoas presas de forma provisória

Mais notícias

Cidades

Trânsito no Morro de Zimbros será interrompido nesta terça-feira (27)

O Governo do Município de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito da cidade, informa que nesta terça-feira (27), o trânsito no Morro de Zimbros estará interrompido para que seja realizada mais uma parte […]

Segurança

Caminhoneiro morre esmagado por carga após entrar em área de escape na BR-376

O motorista morreu no local. Antes da chegada do socorro, motoristas que passavam pela região tentaram auxiliar a vítima