keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Udesc obtém conceito máximo no Enade 2016 com cursos de Agronomia e Fisioterapia

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 1º, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O exame do Ministério da Educação (MEC) é realizado para avaliar o desempenho dos acadêmicos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação. Quase 196 mil inscritos de 4,3 mil cursos fizeram a prova do ano passado.

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).

A última avaliação desses cursos por meio do Enade foi realizada em 2013, quando participaram cursos das áreas da Saúde, das Ciências Agrárias e do Serviço Social. O resultado do exame do MEC é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

Mais de mil inscritos para este ano

Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Udesc farão o Enade 2017. Devem participar todos os acadêmicos que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso. Os alunos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular. Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova também no Guia do Enade.

Cursos participantes de 2017

 

Engenharia Ambiental
Engenharia Florestal
Ciência da Computação
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção e Sistemas
Física (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
Pedagogia a Distância (Licenciatura)
Artes Visuais (Licenciatura)
Música (Licenciatura)
Sistemas de Informação (Ibirama)
Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
Engenharia Sanitária
Educação Física (Licenciatura)
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Produção – Habilitação em Mecânica
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia de Petróleo
Geografia (Bacharelado)
Geografia (Licenciatura)
História (Bacharelado)
História (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura)

Formato da prova

No Enade, os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos. “O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir”, diz.

Além da prova, os alunos devem preecher obrigatoriamente a partir de segunda-feira, 4, o Questionário do Estudante. As respostas são obrigatórias e buscam subsidiar a construção do perfil socioeconômico do acadêmico e obter dados do seu processo de formação universitária.

Geral

TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou habeas corpus impetrado por um homem denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Ele está preso preventivamente desde o último mês de […]

Geral

Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma

Afastada do cargo de Secretaria Municipal de Infraestrutura em ação penal havia sido nomeada para o cargo de Secretária Geral, com poderes ainda mais amplos

Geral

Morre Larry King, lenda da TV americana

Com suas famosas tiradas e seus óculos pretos, King era conhecido por seu programa de entrevistas à rede CNN "Larry King Live", conduzido por ele por 25 anos

Geral

Homem que matou a esposa e estuprou corpo foge do presídio em SC

Segundo informações, o criminoso roçava o pátio da nova unidade prisional que estava sendo preparada para uma visita do governador que ocorreu sexta-feira (22)

Geral

Governador entrega equipamentos e veículos para reforçar sistema prisional e anuncia obra em Tubarão

Na tarde desta sexta-feira, 22, após uma visita técnica à futura penitenciária de Tubarão, o governador Carlos Moisés oficializou a entrega de fuzis para utilização dos agentes e de veículos para o transporte de presos

Mais notícias