keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Ucrânia teme que batalha com Rússia em Chernobyl espalhe “nuvem radioativa”

Receio é que a batalha possa danificar instalações de armazenamento de lixo nuclear,

A Rússia avança para a área da cidade de Chernobyl, localizada no norte da Ucrânia. Os militares russos tentam ocupar essa área do país e a situação tem preocupado as autoridades ucranianas. A informação foi divulgada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, através do seu Twitter.

Segundo o líder de Executivo ucraniano, as forças de defesa estão lutando para evitar que uma tragédia igual a de 1986 se repita. Para Zelensky, esta é uma “declaração de guerra em toda a Europa”.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior, afirmou que forças russas entraram na zona de exclusão de Chernobyl (cerca de 100 km ao norte de Kiev) e estavam lutando “vigorosamente” com unidades de guardas de fronteira. “Se as instalações de armazenamento forem destruídas, a nuvem radioativa pode cobrir a Ucrânia, a Bielorrússia e a União Europeia”, disse ele

O receio é que a batalha possa danificar instalações de armazenamento de lixo nuclear, provocando uma precipitação que pode cobrir a Europa. O acidente da usina de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia, costuma ser descrito como o pior desastre nuclear da história.

A explosão inicial de um reator matou ao menos 30 pessoas e expôs milhões a um nível perigoso de radiação. O número de mortos varia entre os 9 mil estimados pela OMS e os 90 mil calculados pelo Greenpeace. A Ucrânia afirma ter sofrido ao menos 203 ataques russos desde o início da invasão, na manhã desta quinta-feira (24).

As informações foram divulgadas pelo Ministério de Defesa do país. As autoridades de segurança ucranianas garantem que há combates em quase todo o território e que os confrontos militares são intensos. No início da manhã, soldados russos teriam sido feitos prisioneiros.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Homem fica com as pernas presas para fora de elevador

Segundo informações divulgadas pelo Malaysia Gazette, o acidente está sendo investigado

Mundo

Suprema Corte dos EUA aumenta acesso a porte de armas e derruba lei estadual

Direito estabelecido pela segunda emenda poderá reverberar nos estados

Mundo

Idoso solitário pede pizza para que entregador o ajude a se deitar

Ao longo do vídeo, o idoso parece dar as instruções ao entregador sobre como ajudá-lo o máximo possível até chegar à cama

Mundo

Mãe descobre que filho praticava bullying com colega e obriga jovem a se desculpa

Samm Jane ficou “furiosa” depois que professores ligaram para ela, dizendo que seu filho estava enviando mensagens cruéis para uma colega

Mundo

Em ranking dos dez melhores parques do mundo, três são brasileiros

O levantamento Travelers' Choice 2022 – Best of the Best mostrou que o Beto Carrero World está no terceiro lugar da lista

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações