keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Tutora que deixou filhotes de cão morrerem afogados em piscina perde guarda de animais

Na casa, foram encontrados dois papagaios, tartarugas, um casal de coelhos e dois cães - uma fêmea da raça American Bully e seu filhote

imagem mostra cao na piscina
Foto: Divulgação/TJSC

Decisão da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve sob os cuidados da Diretoria de Bem-Estar Animal do município de Florianópolis dois cães da raça American Bully e dois coelhos recolhidos da residência de uma tutora denunciada por maus-tratos em animais. A situação teve início em julho do ano passado, quando sua residência foi alvo de operação policial motivada por denúncia anônima.

De acordo com as informações trazidas aos autos pelo órgão municipal de bem-estar animal, na data da operação foi verificada no local a presença de dois papagaios, tartarugas, um casal de coelhos e dois cães – uma fêmea da raça American Bully e seu filhote. Outros três filhotes foram encontrados mortos em razão de afogamento na piscina da casa.

A cadela, o filhote sobrevivente e os coelhos foram apreendidos. Fotos acrescentadas aos autos mostram os pequenos cães mortos ao serem resgatados, sem sinais vitais e com o corpo coberto por larvas e limo – o que sugere que estavam há dias dentro da piscina. Além disso, as imagens coletadas pela equipe policial comprovam não somente a insalubridade, mas o alto risco de contágio de zoonoses e dengue no local.

A tutora impetrou mandado de segurança para reaver os animais apreendidos, mas o juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da comarca da Capital negou o pedido. A mulher, então, apelou da sentença para alegar que não houve lavratura de auto de infração na apreensão dos animais, mas tão somente uma notificação com descrições genéricas de supostas ilegalidades. Aduziu que não há comprovação da prática do crime de maus-tratos.

O desembargador que relatou o apelo, porém, mencionou a sentença para lembrar que a autoridade pública impetrada é competente para exercer o poder de polícia administrativo com a finalidade de proteger o bem-estar dos animais no município.

O relator indica que, da análise dos autos, não há uma única prova documental ou indício de ilegalidade nos atos praticados pela parte impetrada. Pelo contrário: há sérias e fundadas suspeitas de que os animais apreendidos viviam em condições insalubres, em local inadequado, com risco de transmissão de zoonoses.

“Sendo assim, ausente qualquer indício de probabilidade do direito ou perigo da demora, a antecipação dos efeitos da tutela recursal merece ser indeferida, e o recurso desprovido, mantendo-se incólume a sentença”, conclui o relatório. O voto foi seguido de maneira unânime pelos demais integrantes da 2ª Câmara de Direito Público

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mulher enganou dono de marina antes de assalto em Florianópolis; assaltantes morreram

A mulher chegou ao portão da marina e, ao ser recebida pelo proprietário, anunciou o assalto junto com dois homens armados

Segurança

Cinco suspeitos morrem em confronto com a PM após tentativa de homicídio no PR

Os homens reagiram durante a abordagem policial na cidade de Maringá

Segurança

Criança morre com choque elétrico enquanto instalava pisca-pisca com os pais no PR

O acidente aconteceu na quinta-feira (30), enquanto a família se dedicava aos preparativos natalinos

Segurança

Bandidos sequestram mulher e baleiam jovem para roubar dinheiro de Igreja em SC

Ao serem informados de que o dinheiro não estava na residência, os assaltantes decidiram roubar o carro do casal

Segurança

Mulher morre ao tentar defender seu tio em briga entre vizinhos em SC

A vítima foi levada ao hospital mas acabou não resistindo aos ferimentos

Mais notícias

Segurança

Mulher enganou dono de marina antes de assalto em Florianópolis; assaltantes morreram

A mulher chegou ao portão da marina e, ao ser recebida pelo proprietário, anunciou o assalto junto com dois homens armados

Geral

Zé Neto sofre acidente de carro, quebra três costelas e fica em observação na UTI

O acidente envolveu três carros e uma carreta, resultando em cinco pessoas feridas, incluindo o cantor sertanejo