keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Três novos casos da variante brasileira da Covid-19 são confirmados em SC

Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três novos casos da variante da Covid-19 brasileira, a P1, em Santa Catarina, em pessoas que vieram de Manaus. Os casos foram confirmados pelo Lacen […]

17 07 2020 covid estudo brasilia Visor Notícias
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três novos casos da variante da Covid-19 brasileira, a P1, em Santa Catarina, em pessoas que vieram de Manaus. Os casos foram confirmados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina), e sequenciado na Fiocruz, no Rio de Janeiro. O grupo permaneceu em isolamento no hospital e não há risco de transmissão.

Os pacientes são duas mulheres, de 42 e 40 anos, e um homem de 48 anos, que chegaram em solo catarinense no dia 31 de janeiro, e foram internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. As duas mulheres já tiveram alta e retornaram para a capital amazonense, mas o homem segue internado, ainda sem previsão de liberação. A direção do Hospital ressalta que todas as medidas de biossegurança foram tomadas desde o momento em que os pacientes chegaram ao Estado.

O procedimento realizado pela Fiocruz segue a rotina estabelecido pelo Ministério da Saúde que implementou a Rede Nacional de Sequenciamento Genético, para investigar mutações e diferentes linhagens do vírus SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. O sequenciamento aponta se a pessoa foi contaminada por uma das três variantes da Covid-19 – brasileira, britânica ou sul-africana – e confirma a infecção ativa do vírus. A circulação dessas três mutações é objeto de estudo e preocupação de pesquisadores e autoridades sanitárias ao redor do mundo.

Com mais esses três casos, são um total de oito pessoas que tiveram infecção pela variante brasileira P1, que circula majoritariamente na região Norte do Brasil. Contudo, os demais cinco casos são de pessoas que já tiveram alta hospitalar. Os pacientes são duas mulheres, de 42 e 40 anos, e um homem de 48 anos, que chegaram em solo catarinense no dia 31 de janeiro, e foram internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

A P1 tem algumas mutações e apresenta uma aparente maior risco na transmissibilidade em relação ao novo coronavírus. Além disso, na última quarta (24), 16 pacientes apresentaram suspeita da variante britânica, conforme revelado pela Coluna do Gadotti.“Dado seu alto poder de transmissão esse​s resultado​s reforça​m ​a importância da adesão da população às medidas de isolamento social e uso de máscaras”, afirma a diretora médica do laboratório, patologista clínica Annelise C. Wengerkievicz Lopes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano