keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Três novos casos da variante brasileira da Covid-19 são confirmados em SC

Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três novos casos da variante da Covid-19 brasileira, a P1, em Santa Catarina, em pessoas que vieram de Manaus. Os casos foram confirmados pelo Lacen […]

X
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três novos casos da variante da Covid-19 brasileira, a P1, em Santa Catarina, em pessoas que vieram de Manaus. Os casos foram confirmados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina), e sequenciado na Fiocruz, no Rio de Janeiro. O grupo permaneceu em isolamento no hospital e não há risco de transmissão.

Os pacientes são duas mulheres, de 42 e 40 anos, e um homem de 48 anos, que chegaram em solo catarinense no dia 31 de janeiro, e foram internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. As duas mulheres já tiveram alta e retornaram para a capital amazonense, mas o homem segue internado, ainda sem previsão de liberação. A direção do Hospital ressalta que todas as medidas de biossegurança foram tomadas desde o momento em que os pacientes chegaram ao Estado.

O procedimento realizado pela Fiocruz segue a rotina estabelecido pelo Ministério da Saúde que implementou a Rede Nacional de Sequenciamento Genético, para investigar mutações e diferentes linhagens do vírus SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. O sequenciamento aponta se a pessoa foi contaminada por uma das três variantes da Covid-19 – brasileira, britânica ou sul-africana – e confirma a infecção ativa do vírus. A circulação dessas três mutações é objeto de estudo e preocupação de pesquisadores e autoridades sanitárias ao redor do mundo.

Com mais esses três casos, são um total de oito pessoas que tiveram infecção pela variante brasileira P1, que circula majoritariamente na região Norte do Brasil. Contudo, os demais cinco casos são de pessoas que já tiveram alta hospitalar. Os pacientes são duas mulheres, de 42 e 40 anos, e um homem de 48 anos, que chegaram em solo catarinense no dia 31 de janeiro, e foram internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

A P1 tem algumas mutações e apresenta uma aparente maior risco na transmissibilidade em relação ao novo coronavírus. Além disso, na última quarta (24), 16 pacientes apresentaram suspeita da variante britânica, conforme revelado pela Coluna do Gadotti.“Dado seu alto poder de transmissão esse​s resultado​s reforça​m ​a importância da adesão da população às medidas de isolamento social e uso de máscaras”, afirma a diretora médica do laboratório, patologista clínica Annelise C. Wengerkievicz Lopes.

Fonte: ND+

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa um milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência.

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Mais notícias

Segurança

Ator Felipe Titto é detido após abordar homem que abandonou cachorro em rodovia no RS

Felipe disse que que ficou alterado por causa da cena que tinha presenciado

Geral

Governadora de SC determina força máxima para buscar e devolver os R$ 33 milhões aos cofres públicos

Daniela pediu força máxima no caso e acionou a Procuradoria-Geral do Estado para avançar nas buscas pelos valores