keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Tradição da gastronomia açoriana é o destaque da Festa Nacional do Pirão

Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento.

A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações.

A mesma receita que atrai tanta gente, também é o responsável pelo concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, que premia quem consegue preparar e comer mais rápido um pirão com 200 gramas de farinha de mandioca e 200 mililitros de água, utilizando somente um garfo e apenas uma mão. “Parece simples, mas é complicado porque não é apenas jogar um ingrediente no outro e mexer. Tem que ter técnica e não pode haver desperdício”, comenta Daniel Pontes da Cunha, presidente da Fundação de Turismo e um dos organizadores da prova.

 

Horários da Festa Nacional do Pirão

Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. Vale destacar que além dos shows nacionais, também estão previstos bailes e muita diversão. A Vila Açoriana contará com mais de 20 estandes para apresentação da cultura local. Artesãos com diferentes habilidades vão expor seus trabalhos na mostra “Saberes e Fazeres da Cidade”.

 

Programação paralela

A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento. 

A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.

 

Shows nacionais

6/9 (quarta) – Luan Santana

7/9 (quinta) – Antony & Gabriel e Anitta

8/9 (sexta) – Zezé Di Camargo & Luciano

9/9 (sábado) – Munhoz e Mariano

10/9 (domingo) – Trio Parada Dura

Os ingressos para o espaço dos shows estão sendo vendidos pelo site www.ingressonacional.com.br. Os lotes iniciam a partir de R$ 20. No domingo (10/9), o show com Trio Parada Dura será gratuito.

 

Serviço

O quê: 21ª Festa Nacional do Pirão

Quando: de 6 a 10 de setembro

Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes

Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais

Informações: (47) 3446-1231

Geral

Caminhoneiro procurado por tráfico de drogas é preso na BR-101 em Itapema

Motorista procurado pela Justiça foi preso em Itapema

Geral

Filas na BR-101 aumentam o custo do transporte de cargas em 30%

Velocidade média dos veículos na rodovia é de 39 km/h, menos da metade dos 90 km/h permitido

Geral

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

Monitoramento está presente em cinco regiões e conta com 19 Unidades da Federação participantes

Geral

Mais de 4 mil vagas são oferecidas pelo Sine em todas as regiões de SC

Das vagas, cerca de 88 oportunidades são destinadas às pessoas com deficiência (PCDs)

Cidades, Geral

Com influência do La Niña, previsão é de primavera com chuvas irregulares em SC

Além disso, a primavera aumenta a incidência de temporais

Mais notícias