keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Tradição da gastronomia açoriana é o destaque da Festa Nacional do Pirão

Evento que consagra o prato típico terá cinco dias de atrações, incluindo shows nacionais, em Barra Velha

Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento.

A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações.

A mesma receita que atrai tanta gente, também é o responsável pelo concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, que premia quem consegue preparar e comer mais rápido um pirão com 200 gramas de farinha de mandioca e 200 mililitros de água, utilizando somente um garfo e apenas uma mão. “Parece simples, mas é complicado porque não é apenas jogar um ingrediente no outro e mexer. Tem que ter técnica e não pode haver desperdício”, comenta Daniel Pontes da Cunha, presidente da Fundação de Turismo e um dos organizadores da prova.

 

Horários da Festa Nacional do Pirão

Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. Vale destacar que além dos shows nacionais, também estão previstos bailes e muita diversão. A Vila Açoriana contará com mais de 20 estandes para apresentação da cultura local. Artesãos com diferentes habilidades vão expor seus trabalhos na mostra “Saberes e Fazeres da Cidade”.

 

Programação paralela

A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento. 

A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.

 

Shows nacionais

6/9 (quarta) – Luan Santana

7/9 (quinta) – Antony & Gabriel e Anitta

8/9 (sexta) – Zezé Di Camargo & Luciano

9/9 (sábado) – Munhoz e Mariano

10/9 (domingo) – Trio Parada Dura

Os ingressos para o espaço dos shows estão sendo vendidos pelo site www.ingressonacional.com.br. Os lotes iniciam a partir de R$ 20. No domingo (10/9), o show com Trio Parada Dura será gratuito.

 

Serviço

O quê: 21ª Festa Nacional do Pirão

Quando: de 6 a 10 de setembro

Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes

Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais

Informações: (47) 3446-1231

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado