keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Trabalho de presos em Tijucas resulta em doações para idosos e animais de estimação

As ações foram possíveis porque o Presídio Regional de Tijucas mantém uma política de reabilitação social e econômica dos internos

Divulgação

Viatura, policial, colete e arma. Quem vê, logo pensa: com certeza tem alguém sendo preso. Nada disso! Tijucas recebeu nesta terça (12) e quarta-feira (13) duas “operações” diferentes.

A ação dos policiais penais do Presídio Regional de Tijucas foi deflagrada para entregar mais de 500 cobertores e mantinhas para os cães e gatos resgatados pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR) e, aproximadamente, 300 capas de travesseiros para serem utilizadas pelos idosos do Lar Santa Maria da Paz, de Tijucas.

As duas ações foram possíveis porque o Presídio Regional de Tijucas mantém uma política de reabilitação social e econômica dos internos focada no trabalho, no ensino e na realização de atividades propositivas que conta com o apoio do Diretor do PRT, Carlos Raulino com apoio de Claudiomiro Luiz Marques, Superintendente Regional do DPP e da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina.

É imprescindível ressaltarmos um fato histórico: pela primeira vez em muitos anos, Tijucas tem, literalmente, um Tijucano no Alto Escalão do Governo do Estado. O atual Secretário desta importante pasta é filho de Tijucas. Edemir Alexandre Camargo Neto foi nomeado Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa pelo Governador Carlos Moisés.

Após este adendo, voltando à pauta das entregas ao GOR e Lar Santa Maria da Paz, cabe a nós parabenizarmos e reconhecemos o fruto deste trabalho que vem sendo “plantado” pelo PRT: os próprios detentos se ofereceram para, fora do “expediente de trabalho”, ou seja, durante suas folgas, aos finais de semana, confeccionarem as mantinhas para os cães resgatados pelo GOR, já que uma destas oficinas é, justamente, específica para a fabricação de mantas e cobertores. Desta forma, o PRT consegue gerar emprego para os apenados e melhores condições para a ressocialização dos mesmos.

Uma das incentivadoras da ação foi a Policial Penal Patricia Braga. Ela comentou com os apenados que esta seria uma ótima destinação das sobras de material e os presos, empolgados, se ofereceram para o serviço.

As capas de travesseiro, por sua vez, também são fabricadas noutra oficina do PRT e seriam descartadas por apresentarem pequenas falhas. Policiais penais perceberam este desperdício, conversaram com o empresário e ele concordou que seria muito melhor aproveitado a destinação para quem realmente precisa.

Por conta destes projetos, hoje o Presídio de Tijucas é referência no estado e já conta com mais de 100 detentos empregados dentro da unidade prisional e outros 40 que cursam faculdade EAD.

Um detalhe muito importante é que os próprios presos pagam pela faculdade. O trabalho no presídio é remunerado, todavia, 75% deste valor é repassado aos detentos. O restante, 25%, fica para a Unidade Prisional para auxiliar nas despesas que se tem com eles mesmos.

Ou seja, além de ocupar a mente, pois como diz o ditado “mente vazia é oficina do diabo”, os presos ajudam a pagar pelo custo que se tem por mantê-los atrás das grades, recebem salário que podem enviar para auxiliar suas famílias e, ainda, podem pagar para saírem da cadeia com uma profissão através do estudo.

O diretor do Presídio de Tijucas, Carlos Raulino, comemora o resultado dos esforços para reintegrar os apenados à sociedade. “Nosso objetivo é que eles saiam daqui cidadãos conscientes de que erraram e prontos para recomeçar do jeito certo”, explica.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Sinduscon de Itapema doa duas TVs para a Apae

O sindicato fez a doação de duas Smart TVs de 40 polegadas, em substituição aos dois aparelhos de TV furtados da instituição recentemente

Cidades

São José realiza 1º Seminário de Meio Ambiente

O 1º Seminário de Meio Ambiente de São José será transmitido ao vivo no canal da Prefeitura de São José no Youtube

Cidades

Bisneto de Nelson Mandela se torna voluntário durante passagem por Florianópolis

Siyabuela Mandela visitou o projeto Bairro Educador e cortou o cabelo na Passarela da Cidadania.

Cidades

Itajaí entrega mais de 100 computadores para laboratórios de informática da Rede Municipal

Ato simbólico ocorreu nesta quarta-feira (25) na Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, no Espinheiros

Cidades

Duas adolescentes e uma jovem são resgatadas de cárcere privado em SC, diz PM

Elas teriam sido obrigadas a se prostituírem e ameaçadas de morte com uso de arma de fogo

Mais notícias

Geral

Fortes chuvas e deslizamentos no Pernambuco deixam 33 mortos

Previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Mundo

Rússia testa míssil de cruzeiro hipersônico no mar e Putin diz que arma é ‘invencível’

Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som