keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Terceira nuvem de gafanhotos é detectada na Argentina e deixa autoridades em alerta no Brasil

Autoridades da Argentina confirmaram que encontraram a terceira nuvem de gafanhotos. O comunicado também reforça o estado de atenção entre entomologistas e autoridades brasileiras quanto à possibilidade de novas ondas do inseto na região durante os próximos meses. De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a nova nuvem saiu do Paraguai e foi detectada na cidade de Guadalcázar, na província de Formosa.

Engenheiro agrônomo da agência governamental responsável pelo programa de combate à praga, Hector Emilio Medina ressaltou a importância do monitoramento para conter a propagação do inseto. “Por isso, é importante a vigilância permanente, com ênfase no monitoramento. Essa nuvem não estava no radar e foi detectada pelo Senasa”, disse.

Conforme Medina, não se trata dos mesmos gafanhotos reportados pelo Paraguai na última semana no departamento de Boquerón, área próxima ao Parque Nacional Defensores del Chaco. Embora autoridades brasileiras ainda aguardem novas informações, o deslocamento do novo grupo levanta possibilidades sobre mais focos na região.

“Essas nuvens provavelmente tem uma área de cria no Chaco, entre o Paraguai e a Bolívia. Uma opção é que essas nuvens são novas e, com a evolução do gafanhoto jovem para a fase adulta, eles estejam saindo da região em busca de comida e acabam evoluindo para a fase gregária”, afirma Clérison Perini, doutorando e professor colaborador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Para Juliano Ritter, um dos fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr) que atua na região da fronteira oeste, será necessário um acompanhamento de longo prazo no trajeto onde se deslocaram os insetos adultos. “Esses insetos se movimentam e fazem novas posturas que geram novos gafanhotos”, afirmou.

Geral

Faculdade de Itapema se torna campus da UniAvan

Instituição na cidade ganha mais autonomia e passa a se chamar UniAvan - Campus Itapema

Geral

Quino, cartunista que criou Mafalda morre aos 88 anos

Argentino ficou conhecido pelas tirinhas da menina Mafalda

Geral

Hábitos saudáveis podem prevenir a obstrução arterial

Sedentarismo, diabetes e colesterol alto são alguns fatores que podem provocar o surgimento e o avanço da doença

Mais notícias