keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Temporal faz avião arremeter no RS e piloto decide pousar em Florianópolis

"Senhor, eu preciso da sua ajuda, por favor. Estamos no meio de uma tempestade forte", disse o piloto para a torre

X
Foto: Divulgação

Um avião da Copa Airlines do Panamá, que iria pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, durante a madrugada deste domingo (5), arremeteu devido um forte temporal que atingia a cidade. Por conta da forte tempestade, o piloto precisou pousar em Florianópolis. O momento de tensão da tripulação do voo 821 foi divulgado.

No momento em que fazia sua aproximação final da pista as condições atmosféricas se deterioraram muito com chuva intensa, raios e baixa visibilidade. O piloto chamou a torre 0h25 e não teve resposta. Logo em seguida voltou a chamar e alguns segundos após a torre respondeu.

O comandante da empresa panamenha então informou que arremeteu e que as condições atmosféricas eram “muito, muito perigosas” em tom de voz mais alto e visivelmente tenso em meio à tempestade que se abatia na capital gaúcha.

Piloto: Copa 821

Piloto: Copa 821 (com tom de voz mais alto)

Torre: Copa 821. Adiante Copa 821.

Piloto: Arremetendo. Forte tempestade na final.

Torre: Roger, Copa 821. Arremetendo agora?

Piloto: Sim [corte da fonia]

Piloto: Senhor, eu preciso da sua ajuda, por favor. Estamos no meio de uma tempestade forte, desviamos para a esquerda, precisamos de vetoração ou desviamos para Florianópolis. O tempo que você falou na final está realmente, realmente perigoso. Estamos desviando para a esquerda, por favor me dê vetoração para Florianópolis.

A torre, então, repassou o piloto para o controle de Porto Alegre para proceder o desvio para o Aeroporto Hercílio Luz. O comandante ainda pediria alguns minutos “para sair da tempestade”. O voo 821 da Copa pousou em segurança em Florianópolis 1h13.

Arremetidas são comuns na aviação e os pilotos recorrem ao procedimento por segurança, como numa situação de tempestade que enfrentava Porto Alegre. Entre 0h e 0h30, nuvens do tipo Cumulonimbus estavam sobre Porto Alegre com chuva torrencial, rajadas de vento e raios. Choveu até 20 mm em alguns bairros da cidade em apenas meia hora. O temporal rapidamente se afastou com o deslocamento mais forte da instabilidade para o oceano. As informações são do MetSul.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Governo de SC apoia municípios atingidos por fortes tempestades

O Governo do Estado estruturou a Defesa Civil Estadual (DCSC) no desenvolvimento de um sistema de monitoramento eficiente

Geral

PGE/SC pede à Justiça liberação imediata de dinheiro bloqueado no caso dos respiradores

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, afirma que a obtenção de autorização judicial para o emprego dos recursos na área da saúde é um passo importante

Geral

Três irmãos se negam a tomar vacina em Santa Catarina e morrem com oito dias de diferença

As vítimas são duas mulheres com 53 e 51 anos e um homem de 48 anos. Todos eram agricultores e chegaram a ser procurados em casa por agentes de saúde.

Geral

Milionário catarinense ganha tilápia, queijo e ovos na rifa da Fazendinha

Brandão pediu para que a escola não divulgasse quantos números da rifa ele comprou

Geral

SC distribui 378 mil doses contra a Covid-19 nesta quarta-feira (22)

A distribuição das doses para serem usadas como D1, D2 e dose de reforço começa às 8h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.