keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

TCE avalia investigar municípios que mudaram critérios de vacinação

Macário afirma que não foi registrado pela SES nenhuma alteração de prioridade pelos municípios

X
Divulgação

A equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) avalia se investigará os 23 municípios que informaram que utilizaram regras paralelas para vacinação contra a Covid. Os dados foram coletados pelo próprio órgão que, em relatório, diz que somente uma apuração profunda pode identificar se houve irregularidade ou se houve uma adaptação das regras para as condições locais. Caso a prefeitura não siga os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, as autoridades municipais podem responder criminalmente pelo caso. 

Os dados foram divulgados na segunda-feira (12), em um estudo da Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE) do TCE. Segundo a pesquisa, 21,7% das prefeituras que possuem plano municipal de vacinação – ou 23 cidades – utilizaram grupos prioritários diferentes dos planos Nacional e Estadual. Além disso, 78,3% – ou 83 cidades – que tem plano municipal mantiveram os mesmos grupos. 

Os 23 municípios são: Balneário Camboriú, Barra Bonita, Blumenau, Bocaina do Sul, Brunópolis, Campos Novos, Capão Alto, Coronel Freitas, Coronel Martins, Jaguaruna, Joinville, Lajeado Grande, Mirim Doce, Modelo, Otacílio Costa, Papanduva, Passos Maia, Porto União, Pouso Redondo, Praia Grande, Presidente Getúlio, Santa Rosa do Sul e Vidal Ramos.

A mudança de critérios foi pauta constante nas discussões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fórum que reúne a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as secretarias municipais de saúde. Durante as reuniões, o titular da SES, André Motta Ribeiro, defendeu o seguimento das regras nacionais e avisou que “seu CPF” estava em jogo caso os grupos não correspondessem com os definidos pelo Ministério da Saúde. 

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a pasta aguarda ser oficiada do estudo do TCE para se manifestar oficialmente, mas acredita que houve um erro na informação dos dados ou falta de entendimento dos municípios no momento da resposta. Macário afirma que não foi registrado pela SES nenhuma alteração de prioridade pelos municípios. 

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Covid-19: sintomas de longa duração são raros nas crianças, diz estudo

Dos 1.734 positivos relatados na aplicação móvel, apenas 77 (4,4%) ainda tinham pelo menos dois dos três sintomas mais comuns (fadiga, dor de cabeça e perda de cheiro/paladar) após quatro semanas.

Coronavírus

Coronavírus em SC: 97 municípios não registraram óbito por Covid-19 em julho

Os números relacionados à Covid-19 em Santa Catarina, como óbitos e casos ativos, apresentam melhora consistente desde o pico, em março.

Coronavírus

Covid-19: embarcações são isoladas após tripulação testar positivo

De acordo com a nota, o único navio para o qual a Anvisa acionou o plano de contingência para o uso de ambulância, para retirada de tripulantes que precisavam de atendimento hospitalar, foi o Meghna Princess.

Coronavírus

Trabalhadores industriais com 27 anos serão vacinados contra a Covid-19 em Navegantes

Os profissionais da indústria com 27 anos ou mais serão vacinados contra o coronavírus a partir desta terça-feira (3) em Navegantes.  Os trabalhadores industriais podem ser vacinados em oito unidades básicas de saúde: Central, Gravatá, […]

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa marca de 18 mil mortes por Covid-19

A mortalidade pela doença em Santa Catarina é de 251,2 a cada 100 mil habitantes

Mais notícias

Geral

Japão vê disseminação inédita da covid-19 e recorde de casos em Tóquio

Mas ele sinalizou a possibilidade de reverter a diretriz, já que a decisão de pedir que alguns doentes fiquem em casa gera críticas de especialistas médicos por colocar vidas em risco.

Geral

Menino de 14 anos mata o pai para defender mãe de agressões em condomínio de luxo de SP

Aos policiais, o filho do empresário relatou que os episódios de violência doméstica contra a mãe e contra ele eram frequentes.