keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Superlua cria onda rara no meio da selva brasileira e vídeo bomba na internet

Superlua cria uma onda rara, destruidora, arrastando troncos e galhos arrancados das margens do rio.

X
Foto: Reprodução

A Superlua sempre atrai curiosos por sua beleza e força, mas vai além disso. O fenômeno intensifica a intensidades das marés, causando ressacas e ondas enormes. Quanto maior for a proximidade, mais força a Superlua terá sobre as águas do mar. No entanto, engana-se quem pensa que o efeito aquático se dá apenas nos oceanos.

Um vídeo do surfista Serginho Laus vem bombando na internet. Nele, o catarinense mostra o efeito da Superlua na Amazônia Maranhense, algo que deixou internautas impressionados. A Superlua cria uma onda rara, destruidora, arrastando troncos e galhos arrancados das margens do rio.

A força do fenômeno natural é tão grande na região, que gera uma pororoca, com força descomunal.  São ondas com mais de 2 metros de altura, a partir da superfície. É o resultado da influência da Lua sobre as marés, que aumenta drasticamente aumenta drasticamente.

Especialista em ondas de pororocas, Serginho Laus já praticou esse tipo de surfe em vários países pelo mundo. Para encontrar essa onda é preciso experiência e muito cuidado. Depois de horas de navegação, o silêncio da selva é rompido por um grande estrondo. Aí, entram em ação a habilidade e o conhecimento de Laus.

As ondas em pororocas são as mais longas do planeta, verdadeiros tsunamis com milhares de metros cúbicos de água em movimento. E são ondas pesadas, daí a necessidade de ser um profundo conhecedor. Serginho Laus bateu seu primeiro recorde em 2005, quando surfou 10,1 quilômetros em 33 minutos e 15 segundos, no rio Araguari, no Amapá. Desde então tem sido recorde atrás de recorde.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Marina Itajaí é finalista de prêmio náutico nacional

A Marina Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, está na disputa para ser eleita a melhor marina do Brasil pelo Prêmio Bombarco Baleia de Ouro

Geral

Nos próximos dias o sol aparece mais em SC

Confira a previsão do tempo da Epagri/Ciram para os próximos dias em Santa Catarina

Geral

Jovem de 24 anos é investigada por usar foto de Adolf Hitler em bolo de aniversário

A pena para o crime de apologia ao nazismo é de reclusão de 2 a 5 anos

Geral

Presidente da Epagri entra na lista da Forbes das 100 mulheres poderosas do agro

Esta foi a primeira vez que a Forbes Brasil divulgou a lista “100 Mulheres Poderosas do Agro”

Mais notícias

Cidades

Vereador Xepa solicita instalação de “bituqueiras” em praias e espaços públicos de Itapema

A indicação sugere que as bituqueiras sejam feitas de Aço Inox, para evitar a degradação por conta do tempo e da maresia

Segurança

Policia recupera carga de estruturas metálicas avaliada em cerca de R$ 300 mil

Policiais civis recuperaram uma carga de estruturas metálicas avaliada em cerca de R$ 300 mil furtada em Xanxerê, no Oeste. A ação é da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos e Furtos de Chapecó […]