keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Suicídio entre jovens é tema do Setembro Amarelo da CDL

Camisetas com frases referências de apoio ao tema estão sendo vendidas na sede da CDL, Yang Modeladores e Luciene Calçados. Lucro obtido será revertido para o Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 10 anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, o que corresponde a 322 milhões de indivíduos ou 4,4% da população da Terra. No Brasil, 5,8% dos habitantes – a maior taxa do continente latino-americano – sofrem com o problema. O tema preocupa também pais e professores, já que, segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos no Brasil.

Para trazer informação e promover o debate em torno de um assunto tão importante, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú – através da CDL Jovem e CDL Mulher – irá reunir diferentes profissionais da medicina, psicologia e pedagogia para buscar respostas e conhecer as principais dores dos adolescentes da atualidade. O evento Setembro Amarelo – gratuito e aberto ao público – será no próximo dia 3 de setembro, às 19h, no auditório da Univali de Balneário Camboriú.

A programação terá início com a palestra “As Dores do Adolescente”, da coach pedagógica Sandra Tomio, que falará sobre o que vem interferindo na concepção de felicidade dos jovens. O evento ainda trará um talk show com a participação de profissionais de diferentes áreas: o sociólogo e professor de Direito da Univali, Carlos Eduardo Bastos, que desenvolveu uma pesquisa sobre suicídio em Balneário Camboriú; a pediatra e nutróloga Daniela Longui; que falará sobre a importância de uma alimentação equilibrada nesta fase da vida; o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Univali, Eduardo José Legal; que abordará questões relativas a tratamento e estratégias de prevenção; o coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú, José de Arimatea; e o médico psiquiatra Mário João Bisi Junior, que desenvolve um longo trabalho focado no tema.

Paralelamente, camisetas com frases referências de apoio ao tema e especialmente produzidas para o Setembro Amarelo estão sendo vendidas ao valor de R$ 15 na sede da CDL, Yang Modeladores e Luciene Calçados. As peças também serão oferecidas durante o evento, no dia 3, na Univali, assim como botons e pins de laços amarelos (símbolo do Setembro Amarelo). O lucro obtido com a venda de camisetas será revertido para o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú.

No sábado, dia 1º de setembro, a CDL também será uma das apoiadoras da caminhada organizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, com a proposta de disseminar a prevenção ao suicídio. A concentração para a caminhada terá início às 9h, na Avenida Atlântica (esquina com a rua 2000), com saída às 9h30 em direção à Praça Almirante Tamandaré, onde ocorrerá o lançamento do programa Abraço à Vida. A programação inclui show musicais, atividades de lazer e recreação infantil.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Catarinenses ganham mais de R$133 mil no último sorteio da Mega-Sena

Confira as cidades e lotéricas que com vencedores em SC

Geral

Fundador da Vinícola Girola morre aos 93 anos em SC

Ele deixa esposa, 10 filhos, 14 netos, 2 bisnetos, familiares e amigos enlutados

Geral

Homem é morto a facadas durante jogo de dominó

A vítima foi identificada como Paulo Sérgio da Silva

Geral

Santa Catarina estuda rota direta para o Caribe

Um voo entre Santa Catarina e o Panamá, abriria uma ligação com o mercado norte-americano

Mais notícias

Segurança

Homem desaparecido é encontrado e preso com carro furtado em Itapema

Dupla furtou carro na madrugada de domingo na Praia Brava

Segurança

Homem é preso após agredir e ameaçar a esposa de morte em Tijucas

O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia de Itapema