keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Socorristas vasculham destroços em Beirute após sinais de vida

Agentes de resgate de Beirute vasculharam com sensores, nesta sexta-feira, os destroços de um edifício desmoronado depois que sinais de vida foram detectados sob uma pilha de escombros um mês depois de uma explosão enorme […]

2020 08 16t000959z 25345853 rc2fei9809wz rtrmadp 3 lebanon security blast Visor Notícias
Goran Tomasevic/Reuters/Direitos Reservados

Agentes de resgate de Beirute vasculharam com sensores, nesta sexta-feira, os destroços de um edifício desmoronado depois que sinais de vida foram detectados sob uma pilha de escombros um mês depois de uma explosão enorme abalar a capital do Líbano.

Trabalhadores retiraram pedaços de concreto e alvenaria enquanto escavavam no distrito residencial de Gemmayze. Ontem (3) agentes de resgate disseram ter captado sinais de pulsação e respiração, disse uma testemunha à Reuters.

A explosão de 4 de agosto, na região portuária da capital libanesa, foi causada por quantidades imensas de nitrato de amônio mal armazenado. Cerca de 190 pessoas morreram e 6 mil ficaram feridas em uma nação já devastada por uma crise econômica.

“A máquina está dizendo que há uma [pessoa] viva, um batimento cardíaco, e o cão está marcando um cadáver no local. Esta é a teoria. Agora estamos procurando para ter certeza”, disse Mansour Al Asmar, agente de resgate voluntário libanês no local.

Um guindaste ajudava a erguer vigas de aço e outros destroços pesados das ruínas com cuidado.

Moradores se aglomeravam nas proximidades torcendo para que alguém fosse encontrado. Alguns disseram que o governo não fez o suficiente para ajudar.

“O governo tem sido completamente complacente, tem sido completamente ausente”, disse Bou Chedid, voluntário de um grupo que ajuda vítimas da explosão.

Perto do local, Mohamed Khoury, de 65 anos, disse torcer para que alguém seja encontrado com vida, mas que, mesmo que só corpos sejam retirados, “é importante que suas famílias possam encontrar a paz”.

A explosão arrasou uma parte da capital, destroçando distritos como Gemmayze, que abriga muitos prédios antigos e tradicionais – alguns dos quais desabaram por causa da onda de choque.

Os agentes de resgate, inclusive voluntários do Chile, usaram equipamento de escaneamento para criar imagens em 3D dos escombros para tentar encontrar pessoas vivas, mostraram imagens da televisão local.

O edifício sendo averiguado já abrigou um bar no térreo.

O Exército do Líbano pediu um minuto de silêncio às 18h07 desta sexta-feira para marcar um mês da tragédia.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Agência Brasil/Reuters

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Geral

Governador de SC anuncia início da dragagem do rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

De uma proposta inicial avaliada em R$ 36 milhões, o Estado conseguiu ajustar o contrato da obra para R$ 16 milhões

Mais notícias

Segurança

PF combate desvio de recursos públicos do SUS em BC

A operação contou com a participação de 55 policiais federais e 10 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal

Segurança

Vídeo registra acidente entre dois helicópteros que resultou em dez mortes

Aeronaves estavam participando de um ensaio para um desfile da Marinha; caso ocorreu nesta terça, na Malásia