keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Socorristas do Samu de Camboriú realizam parto de emergência dentro de ambulância

Menino nasceu a caminho do hospital com pouco mais de três quilos. Profissionais são preparados para partos de emergência; ambulância conta com kit especial para o atendimento

O plantão de uma das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Camboriú terminou de forma inusitada na terça-feira, dia 21. Uma moradora de 22 anos acionou o serviço assim que entrou em trabalho de parto, mas o bebê nasceu dentro da ambulância a caminho do hospital. Os socorristas Aldo Bittencourt e Marcelo Carvalho realizaram o parto de emergência.

O bebê, um menino, quarto filho da moradora, nasceu com pouco mais de três quilos. “A equipe percebeu, assim que chegou na residência da jovem, que não haveria tempo para realizar o transporte. No trajeto para o hospital, os socorristas pararam a ambulância e começaram o parto”, compartilha o coordenador do Samu no município, Deivid dos Santos Coelho.

Após o nascimento, os profissionais realizaram a aspiração das vias aéreas do bebê e o corte do cordão umbilical. A moradora e o recém-nascido foram encaminhados para o Centro Obstétrico do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Os socorristas do Samu recebem treinamento para realização de partos de emergência. Na ambulância, há um kit especial para essas ocasiões com luvas, material estéreis para intervenção de corte do cordão umbilical ou até mesmo reanimação da criança ou da mãe, manta térmica para estabilizar a temperatura, entre outros objetos.

Base Descentralizada do Samu

A Base Descentralizada do Samu – Siegfried Loos, de Camboriú, foi inaugurada em julho de 2017. A estrutura fica na Rua Santo Amaro, no bairro São Francisco de Assis, e está adequada às normas Ministério da Saúde.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Destroços de clube flutuante continuam a aparecer nas praias de Balneário Camboriú

Os sócios do clube informaram que elaboram um projeto para viabilizar a restauração integral do meio ambiente afetado pelo naufrágio

Cidades

Itapema volta a registrar apagão neste sábado

Diferente do que ocorreu durante a semana, a luz estabilizou menos de uma hora depois do apagão

Cidades

Itapema abre cadastro para participação em feiras e eventos

O edital está disponível no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br/politicasculturais)

Cidades

Falta de energia causa desabastecimento de água em Navegantes

O abastecimento deve voltar ao normal somente após o reestabelecimento da energia elétrica, feito pela CELESC

Cidades

Itajaí terá ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo

Atendimentos iniciam na segunda-feira (15) no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA)

Mais notícias

Segurança

Homem se afoga em lago após andar de caiaque bêbado

Ele foi encaminhado ao Hospital São Donato, em Içara, cidade vizinha a Balneário Rincão

Segurança

Homem mantém a ex-companheira em cárcere privado e incendeia casa

No momento que a mulher registrava o Boletim de Ocorrência, o suspeito mandou mensagens via aplicativo que atearia fogo na casa