keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Sinduscon Costa Esmeralda divulga nota sobre volta de cartorário em Itapema

Leia a nota na íntegra do Sinduscon Costa Esmeralda

Reprodução

O Sinduscon Costa Esmeralda publicou uma nota onde comenta sobre o novo cartorário de Itapema. Confira a nota na íntegra abaixo:

Tendo em vista a publicação de acórdão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina na última terça-feira (12.07.22), onde o Conselho de Magistratura do TJSC reconheceu a prescrição da pretensão punitiva de processo administrativo disciplinar em face do cartorário do Registro de Imóveis da Comarca de Itapema, extinguindo o processo, o Sinduscon Costa Esmeralda vem a público posicionar-se:

  • A abertura do referido processo, que culminou no afastamento do titulo do Registro de Imóveis das atividades cartorárias no ano de 2012, nasceu de um movimento comunitário encampado por diversas e plurais entidades de classe tais como Associação de Corretores de Imóveis, OAB, CDL, associações de bairro, Sindicomércio, Sinduscon, entre outras. Passeatas, cartazes e inúmeros atos de protesto marcaram a mobilização à época, intitulada “Fora Valente”, e incluindo um abaixo-assinado contendo 1,5 mil assinaturas de cidadãos locais que pediam o afastamento do cartorário. Na ocasião, o cartorário chegou a ser alvo de uma moção de repúdio no Legislativo Municipal, tendo sido declarado “persona non grata” na Câmara de Vereadores de Itapema.
  • No momento em que o Judiciário de Santa Catarina reconhece a prescrição da pretensão punitiva do processo administrativo disciplinar contra o cartorário, perdem todos os cidadãos que se mobilizaram em favor da dignidade, do decoro, do zelo, da eficácia e da consciência dos princípios morais que devem nortear os serviços públicos. Perdem, também, os contribuintes, considerando que no decorrer destes longos dez anos em que o processo não teve seu mérito julgado, o cartorário continuou a receber parcialmente e mensalmente seus rendimentos e, agora, receberá os valores integrais depositados em juízo durante a última década – dinheiro este advindo do contribuinte brasileiro e, principalmente, itapemense. Perde, então, nossa cidade.
  • Resta esclarecer que a decisão do pleno tão apenas extinguiu o processo por inobservância de aspectos processuais legais – prescrição -, não vindo a julgar o mérito, ou seja, não decidiu sobre a culpa do cartorário quanto às acusações iniciadas em 2012, tais como as de não fornecer informações, abusar de sua autoridade e impor dificuldades excessivas no encaminhamento dos registros, entre outras.
  • Já é tempo de iniciarmos nova mobilização, desta vez em prol da instalação de mais um cartório de registro de imóveis em Itapema – que alcança quase cem mil habitantes, é a segunda cidade de maior crescimento populacional em Santa Catariana, segundo o IBGE/2021, com índice três vezes maior que a média catarinense, e ultrapassa a soma dos 70 mil imóveis – números estes em acelerada curva ascendente.
  • Nós, do Sinduscon Costa Esmeralda, seguiremos atentos e vigilantes a todos os atos futuros que venham a ser tomados no Registro de Imóveis de Itapema e demais órgãos e serviços públicos, primando sempre pela presteza, educação, habilidade, ética e demais características que devem ser respeitados e observados.

Itapema (SC), 18 de julho de 2021.

RODRIGO PASSOS SILVA
PRESIDENTE DO SINDUSCON COSTA ESMERALDA

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Pousada no Alto Vale abre as portas para pets com mimos especiais no mês de agosto

Pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, tem ação especial para pets no mês de agosto