keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Sicredi leva ônibus cinema para escolas da região

Cooperativa realizou ação itinerante para celebrar a Semana Nacional de Educação Financeira

Semana Nacional Educacao Financeira 2 Visor Notícias
Divulgação

Já pensou transformar um ônibus escolar em um cinema itinerante? Pois foi isso que a Sicredi Vale Litoral SC realizou para marcar a passagem da Semana Nacional de Educação Financeira.

Durante o mês de novembro, mais de 1.900 crianças de escolas públicas e privadas de 12 municípios da região tiveram a oportunidade de assistir vídeos no cinema itinerante, em especial a série de filmes da Turma da Mônica produzidos para o Sicredi sobre o tema Educação Financeira. A ação passou por Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Nova Trento, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, Brusque, Tijucas, Blumenau e Timbó.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, o programa de educação financeira tem como objetivo incentivar a consciência das pessoas para uma vida financeira sustentável. “Acreditamos ser essencial iniciar a educação financeira desde a educação infantil, entendemos que se desde cedo as crianças tiverem o conhecimento de como o dinheiro é importante e quais cuidados devem ter, logo estarão aplicando seu conhecimento de forma correta, assim melhorando a sua qualidade de vida”, afirma.

“Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais”, completa Andrade.

Cooperação na ponta do lápis

Em todo o Brasil, o Sicredi desenvolveu centenas de ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira. A participação deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis“. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. 

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar. 

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Mais notícias

Segurança

Professor acusado de estuprar criança de cinco anos é preso em operação policial em Canoinhas

A operação ''Respectus'' é considerada a maior da história da região envolvendo pedofilia e violência contra a mulher