keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Sicredi lança projeto Cooperativas Escolares em Itapema

As cooperativas escolares são associações de estudantes, com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais, em benefício dos próprios alunos associados.

A Sicredi Vale Litoral-SC está com uma iniciativa pioneira. Em parceria com a Secretaria de Educação de Itapema foi lançado o projeto piloto de Cooperativas Escolares. As cooperativas escolares são associações de estudantes, com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais, em benefício dos próprios alunos associados.

Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica, com a participação dos alunos em atividades práticas, oportunizando uma formação que contribua para o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos, com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo Cooperativo sustentável.

Todo esse trabalho pedagógico é desenvolvido por um professor orientador que se responsabiliza pelos trabalhos e construção cotidiana da cooperativa escolar, de modo a estimular as crianças e jovens, dela participantes, a fazer prática cooperativa através das atividades inerentes à gestão, educação, produção, cultura, oficinas e lazer; os encontros acontecem no contraturno dos estudantes. Outra função primordial do orientador é colaborar ao máximo para o desenvolvimento da liderança, autonomia, ética e responsabilidade dos estudantes.

Quarenta e cinco professores da Escola Municipal de Educação Básica, Paulo Reis, localizada no bairro Sertão do Trombudo, em Itapema, participaram da formação em cooperativas escolares com o Professor Msc. Everaldo Marini – RS.

O Projeto foi apresentado a duzentos e cinquenta alunos da Escola Paulo Reis, do 5º ao 9º ano e participantes do Convida; quarenta e sete alunos já ingressaram na Cooperativa Escolar e, nos dias 02/07 e 03/07/2018, participaram da formação, tendo como conteúdo, o conceito, contexto histórico e princípios do Cooperativismo, entendimento do que é uma cooperativa Escolar e seus objetivos, direitos e deveres.

As cooperativas escolares constituem um excelente laboratório de aprendizagem destas propostas. Através delas, os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, à educação financeira e à valorização e respeito do outro.

 

O presidente do Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, acredita que das cooperativas escolares sairão futuros líderes, não só para o cooperativismo, mas também para a sociedade em geral. “A importância é fortalecer o cooperativismo, elo forte da economia brasileira e fator de desenvolvimento social diferenciado”

Esta é a proposta da Sicredi Vale Litoral SC: contribuir efetivamente para o aumento de oportunidades de trabalho e renda e, ao mesmo tempo, desenvolver ações empreendedoras e a consciência das pessoas sobre a necessidade do apoio mútuo e da solidariedade humana.

 Sobre cooperativas Escolares:

As Cooperativas Escolares constituem um projeto educativo e estão amparadas pela lei Nº 8.069, de 13 DE JULHO DE 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da lei nº 5764/71. Segundo o ECA, deve ser assegurado aos jovens: 
I- garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular;
Il- atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
lII –    horário especial para o exercício das atividades.

  Portanto, dentro da realidade das cooperativas escolares brasileiras, as determinações acima e as mencionadas na lei 5764/71 são fundamentais e obrigatórias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema abre cadastro para participação em feiras e eventos

O edital está disponível no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br/politicasculturais)

Cidades

Falta de energia causa desabastecimento de água em Navegantes

O abastecimento deve voltar ao normal somente após o reestabelecimento da energia elétrica, feito pela CELESC

Cidades

Itajaí terá ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo

Atendimentos iniciam na segunda-feira (15) no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA)

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Mais notícias

Geral

Fundador da Vinícola Girola morre aos 93 anos em SC

Ele deixa esposa, 10 filhos, 14 netos, 2 bisnetos, familiares e amigos enlutados

Segurança

Preso em Itapema foragido do Rio de Janeiro por crimes econômicos

O acusado foi encaminhado para a Polícia Federal de Itajaí