keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Setembro Amarelo: priorizar a saúde mental salva vida

A campanha Setembro Amarelo é promovida para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir suicídios. Por isso, durante o mês de setembro os assuntos relacionados ao tema […]

Setembro Amarelo 2 Visor Notícias

A campanha Setembro Amarelo é promovida para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir suicídios.

Por isso, durante o mês de setembro os assuntos relacionados ao tema ganham destaque, contudo, é fundamental que esse tópico esteja entre os cuidados que cada pessoa tem consigo, assim como se costuma cuidar da saúde física, buscando auxílio profissional.

A Qualirede, empresa especialista em soluções em saúde para o setor público, destaca que o olhar preventivo que as pessoas têm com a saúde física, deve ser estendido aos cuidados com a saúde mental.

Muitas pessoas costumam fazer exames periódicos para chegar taxas de colesterol, triglicerídeos, demais aspectos que podem ser analisados e que indicam os pontos que se deve dar atenção para que não haja complicações com o organismo.

Quando o assunto é saúde mental, o preconceito sobre o tema pode acabar influenciando para que não se procure a ajuda profissional, assim como explica Paula Caldas, Psicóloga da Qualirede. 

 “É importante sempre destacar que saúde não se trata apenas de ausência de doenças físicas, mas de um bem-estar geral que envolve diversas dimensões (física, mental, espiritual). Cuidar da saúde mental, então, é priorizar um estilo de vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida. Em muitos casos, as pessoas não sentem vergonha nem deixam para depois a visita a um cardiologista ou demais especialidades médicas, mas, quando o assunto é saúde mental, é recorrente deixar para depois ou dar uma importância menor. O nosso corpo é físico e mental, a mesma atenção deve ser dada aos dois aspectos.”, declara a psicóloga.

A Gerente de Atenção Integral à Saúde da Qualirede, Adriane Kramm, destaca que o autocuidado deve incluir a saúde mental. “Cuidar da saúde mental, é entender que somos seres múltiplos, e que podemos nos expressar de formas diferentes, em diferentes momentos da nossa vida. O sofrimento não materializado, muitas vezes não é valorizado, e este momento de reflexão sobre o Setembro Amarelo, traz à tona a importância de repensarmos nossa multiplicidade. O autocuidado passa também pelo cuidado com a mente. O estado de vigília nos permite um maior controle sobre nossas emoções e atitudes. Estar atento ao comportamento humano, é um ato de amor próprio e de amor ao próximo.”, conclui Adriane Kramm.

Como identificar que uma pessoa precisa de ajuda?

Na maioria dos casos de suicídio, a pessoa já demostrava sinal de que não estava bem. Por isso, é importante ter empatia com as pessoas de nosso convívio, e prestar atenção às alterações de comportamento que podem indicar que alguém precisa de ajuda profissional.

A psicóloga da Qualirede Paula Caldas chama atenção para os chamados “4 Ds”. “São poucos os casos de suicídio em que o ato foi cometido de modo impulsivo, sem que a pessoa apresente algum desse indícios ou até deixa-se algumas pistas, ou recado. Por isso, fiquem atentos se a pessoa está em um ciclo prolongado de tristeza, constantemente deprimida, se relata não ter mais esperança ou se sente “sem saída”. Esses são alguns indícios de que a pessoa precisa de ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra. Caso identifique que a pessoa precisa de ajuda, ouça com cordialidade e a trate com respeito. Tenha empatia com as emoções, demonstre apoio, cuidado e atenção e, principalmente, encoraje a procurar ajuda profissional”, conclui Paula Caldas.

Fique atento a esses sintomas:

■      Depressão – a pessoa apresenta-se muito triste, chorosa, deprimida.

■      Desesperança – a pessoa relata não ter mais esperança e não acredita que as coisas podem melhorar.

■      Desamparo – a pessoa se sente só, sem amparo.

■      Desespero – a pessoa sente que não tem saída, incapaz de resolver seus problemas.

Como promover e priorizar a saúde mental?

– Invista no autoconhecimento;

– Cuide da sua saúde física (se alimente bem e realize atividade física);

– Fale sobre seus sentimentos;

– Reserve um tempo para fazer atividades que te dão prazer (ler, passear, dançar, cozinhar); – Durma bem

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano