keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Serpentes mais perigosas do Brasil são encontradas em residenciais

Espécies mais perigosas do Brasil: Coral-verdadeira e Jararaca

whatsapp image 2021 09 19 at 19.59.06 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Consideradas as serpentes mais perigosas do Brasil, a jararaca e coral-verdadeira representam alto risco de acidente por conta da potência de veneno. Algumas dessas espécies, foram encontradas no residencial bairro Novo e em um residencial da zona leste de Porto Velho (RO). A cidade tem registrado o aparecimento de serpentes venenosas em residenciais do município, após o início do período de chuvas em setembro.

Conforme o biólogo Flávio Terassini, depois das chuvas é muito comum o aparecimento de animais peçonhentos em ruas e residências na zona urbana das cidades, principalmente serpentes. Isso porque, a água da chuva acaba inundando a toca onde os animais se escondem, e por isso eles procuraram refúgio e alimentos na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve nenhum aumento no número de ocorrências por resgate de serpentes em Porto Velho, e quando há casos, são de aparecimento de sucuris e jiboias, espécies não venenosas. A corporação explicou que, geralmente, a incidência no município se dá mais devido às queimadas do que ao período de chuvas.

Espécies mais perigosas do Brasil: Coral-verdadeira e Jararaca. No Brasil, pode-se diferenciar as espécies de serpentes mais “perigosas” em duas categorias: potência do veneno e frequência de acidentes. A coral-verdadeira, encontrada no residencial do Bairro Novo, possui o veneno mais tóxico de todas as serpentes peçonhentas do Brasil. O envenenamento por ela tem reação neurotóxica, que atinge o sistema nervoso e interrompe todos os comandos dados pelo cérebro. Conforme estudos, após ser picado pelo coral, as chances de sobrevivência são de 50%, com possibilidade de sequelas severas.

Já a Jararaca, encontrada no residencial da zona Leste, é considerada a mais perigosa por risco de acidentes, já que a espécie é caracterizada pelo comportamento arisco de defesa, além de viver em diversos tipos de habitat e ser abundante no Brasil. De acordo com o herpetólogo Willianilson Pessoa, famoso especialista em serpentes, mais de 90% dos acidentes com cobras no Brasil são causados por jararacas.

Como diferenciar a coral-verdadeira da falsa?

Segundo Flávio, não são todas as cobras corais que possuem as cores vermelha, preta e branca. Apesar da característica ser comum na espécie, algumas corais encontradas na região Norte são pretas com anéis brancos, amarelos ou em laranja, como a encontrada no Bairro Novo. É importante ressaltar que as corais são espécies pequenas, podendo atingir até 1,5 metros, o que faz ela ser confundida com espécies filhotes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Cães resgatados de canil clandestino em fiscalização do MPSC estão disponíveis para adoção

Cães estão passando por avaliação médica veterinária e estão sendo medicados, castrados, chipados, vacinados e encaminhados para lares temporários

Animal

Confira como foi o chá revelação dos pinguins realizado no Oceanic Aquarium

Os visitantes participaram desse momento e inclusive opinaram sobre o sexo do filhote; confira o vídeo:

Animal

Justiça convoca 17 pessoas para responder pelo envolvimento em rinha de canários em Porto Belo

86 pássaros foram apreendidos na rinha que funcionava no bairro Vila Nova; 25 aves não resistiram aos ferimentos e morreram.

Animal

Homem é preso após torturar animal em farra do boi

Pelo menos 20 pessoas envolvidas na ação conseguiram escapar antes da chegada das autoridades; o caso ocorreu em Governador Celso Ramos

Animal

Sucuri que viralizou em vídeo com biólogo holandês é encontrada morta

Ana Júlia, como era chamada, era um símbolo para a região de Bonito além de ser filmada em documentários internacionais

Mais notícias

Segurança

Recém-nascida é encontrada morta e sem um dos pés em saco de lixo revirado por cachorros no PR

IML está tentando identificar novas informações sobre o bebê, por meio de exames de DNA e corpo e delito

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito