keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Semana começa com temporais, riscos de alagamento e enxurradas em SC

Uma frente fria e um sistema de baixa pressão avançam sobre o estado, trazendo chuvas intensas, raios, ventos fortes e até granizo

CHUVA1 1 Visor Notícias
Foto: Camila Diel/Visor Notícias

A semana começa com instabilidades e temporais no estado de Santa Catarina, conforme a previsão da Meteorologista Ana Luiza Dors Wilke, da Defesa Civil estadual. Uma frente fria e um sistema de baixa pressão avançam sobre a região, trazendo chuvas intensas, raios, ventos fortes e até granizo. O risco para eventos climáticos como alagamentos e enxurradas é moderado a alto.

Nos acompanhe pelo Instagram

A segunda-feira (04) amanheceu com nuvens variadas e aberturas de sol em algumas áreas do estado. No entanto, a partir da metade da manhã, o Oeste e o Extremo Oeste devem começar a sentir os efeitos de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão.

Além de chuva intensa, rajadas de vento que podem superar os 70 km/h estão previstas para ocorrer. O vento, vindo do quadrante norte/noroeste, deve aumentar de intensidade ao longo da manhã. Há risco moderado a alto para incidentes relacionados ao vento forte. Confira no mapa as regiões de risco:

ventol Visor Notícias
Mapa de risco de vento/Defesa Civil

As temperaturas mínimas variam entre 15 e 21°C e as máximas oscilam entre 22 e 37°C no estado.

Para a terça-feira (05), as instabilidades começam a se afastar. Uma massa de ar seco deve chegar ao estado, fazendo com que a chuva diminua e o sol apareça mais, especialmente no Grande Oeste. O vento deve virar para o quadrante sul/sudeste, com rajadas que podem chegar a 70 km/h, especialmente em áreas costeiras.

No que diz respeito às temperaturas, na terça, espera-se que as mínimas fiquem entre 5 e 17°C, e as máximas oscilem entre 16 e 22°C.

A quarta-feira (06) traz a variação de nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva, especialmente no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências associadas a essas chuvas é baixo.

O mar também será afetado pelas mudanças climáticas. Na segunda-feira, ondas de nordeste com altura entre 1,0 e 1,5 m são esperadas ao longo da costa catarinense. Já na terça, ondas de sudeste a sul, entre 2 e 2,5 m e picos de 3,0 m em alto mar, tornam o mar agitado.

As temperaturas mínimas variam entre 1 e 10°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 11 e 17°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 18 e 23°C na metade norte do estado e entre 14 e 21°C na metade sul de SC.

A quinta-feira (07) deve ser marcada por aberturas de sol, devido a uma instabilidade se formando sobre o Rio Grande do Sul. À noite, a aproximação de uma nova frente fria traz chuvas em áreas de divisa com o RS.

Na sexta-feira (08), a instabilidade avança pelo estado, provocando chuvas e temporais. O risco é avaliado como baixo a moderado para ocorrências associadas a essas condições climáticas.

O vento deve continuar oscilando ao longo da semana, variando de fraco a forte. Especial atenção deve ser dada nas áreas costeiras, onde as rajadas podem ganhar força.

Recomenda-se que os moradores fiquem atentos às atualizações das previsões e tomem as medidas de precaução necessárias para evitar possíveis ocorrências associadas ao mau tempo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Frente fria se aproxima de Santa Catarina neste final de semana; previsão é de calor e temporal

Mesmo com bastante calor, chuva e temporais localizados devem chegar no domingo

Tempo

Ponte cai e famílias ficam isoladas devido as fortes chuvas em Apiúna

Houve também a interrupção dos serviços de telefonia na área afetada; em 30 minutos, choveu mais de 80 mm na cidade

Tempo

Litoral Norte tem alerta para granizo e chuva de até 100 mm nesta quinta; confira demais regiões

O alerta abrange o período do meio-dia desta quinta até as 6h de sexta-feira

Tempo

Extremos: regiões com enchentes e outras com tempo seco; veja como ficam os próximos dias

Chuvas intensas e temporais devem abranger o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte nesta quinta

Mais notícias

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Saúde

Força-tarefa contra dengue mobiliza mais de 900 pessoas e vistoria cerca de 300 ruas

Aproximadamente 400 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras