keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí realiza capacitação sobre HIV/AIDS

Evento teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do vírus e novas formas de prevenção

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação sobre a importância do enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e atendentes das unidades de saúde da cidade. As atividades encerraram nesta terça-feira (24) e contaram com a participação de 181 servidores. 

O objetivo da capacitação é atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, além de contribuir com as rotinas assistenciais, disseminar informações e qualificar o atendimento prestado à população.

A intenção do evento, que teve como tema “Epidemia do HIV: Onde Estamos?”, é também sensibilizar os servidores sobre seu papel no diagnóstico precoce do HIV/AIDS, por meio da oferta de testes rápidos, gratuitos e disponíveis nas unidades básicas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. 

No encontro, os profissionais receberam informações sobre os dados epidemiológicos do HIV de Itajaí e as novas formas de prevenção às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais. A atividade ainda promoveu discussões e reflexões com a apresentação de casos que tiveram diagnóstico tardio do vírus. Os palestrantes convidados para a capacitação foram: Eduarda Jardim, médica infectologista; Jamille Roepcke Cardoso, enfermeira do setor de IST/AIDS/HV de Itajaí; Letícia Ziggiotti de Oliveira, médica infectologista do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI); e Susana Lyra Castro, médica infectologista pediátrica do CEREDI. O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí em conjunto com a Educação Permanente em Saúde. Todos os participantes receberam certificação em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

São José retoma a vacinação contra a Covid-19

São José possui 86% da população vacinada com a segunda dose e 44% com o primeiro reforço

Saúde

Em Joinville, governador anuncia abertura de novos leitos de UTI e meta para dobrar cirurgias eletivas

Governador também anunciou que o Estado dobrará o número de cirurgias eletiva

Saúde

Morador de Itajaí morre vítima da dengue

Boletim Epidemiológico confirma ainda 211 casos da doença em 2022, uma redução de 40% em relação ao ano passado

Saúde

Governo abre 47 leitos em 15 dias em Santa Catarina

Além disso, a SES está pactuando junto à rede privada a ampliação dos leitos de UTI

Saúde

Balneário Camboriú promove “Arraiá da Vacina” neste sábado

Secretaria de Saúde do município promove o "Arraiá da Vacina" - evento temático de incentivo a imunização

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações