keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí realiza capacitação sobre HIV/AIDS

Evento teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do vírus e novas formas de prevenção

125239 Visor Notícias

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação sobre a importância do enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e atendentes das unidades de saúde da cidade. As atividades encerraram nesta terça-feira (24) e contaram com a participação de 181 servidores. 

O objetivo da capacitação é atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, além de contribuir com as rotinas assistenciais, disseminar informações e qualificar o atendimento prestado à população.

A intenção do evento, que teve como tema “Epidemia do HIV: Onde Estamos?”, é também sensibilizar os servidores sobre seu papel no diagnóstico precoce do HIV/AIDS, por meio da oferta de testes rápidos, gratuitos e disponíveis nas unidades básicas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. 

No encontro, os profissionais receberam informações sobre os dados epidemiológicos do HIV de Itajaí e as novas formas de prevenção às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais. A atividade ainda promoveu discussões e reflexões com a apresentação de casos que tiveram diagnóstico tardio do vírus. Os palestrantes convidados para a capacitação foram: Eduarda Jardim, médica infectologista; Jamille Roepcke Cardoso, enfermeira do setor de IST/AIDS/HV de Itajaí; Letícia Ziggiotti de Oliveira, médica infectologista do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI); e Susana Lyra Castro, médica infectologista pediátrica do CEREDI. O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí em conjunto com a Educação Permanente em Saúde. Todos os participantes receberam certificação em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Saúde

Santa Catarina recebe R$ 10 milhões para medicamentos no combate à dengue

O repasse será realizado em uma parcela única, com previsão de pagamento nos próximos dias

Saúde

Município de Itajaí registra 10 mortes por dengue e tem mais de 2 mil casos confirmados

Em boletim divulgado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Itajaí confirmou mais duas mortes em decorrência da dengue em 2024

Saúde

Após tossir por um ano e ter sensação estranha na garganta, mulher descobre diagnóstico alarmante

Uma mulher de 34 anos, enfrentou uma jornada desafiadora desde o momento em que começou a sentir uma “sensação estranha” na garganta

Saúde

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença

Aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas

Mais notícias

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Famosos

Morre tecladista de Nenhum de Nós após uma batalha contra o câncer

João Vicenti, de 58 anos, deixa uma multidão de fãs do rock gaúcho