keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Secretaria da Agricultura libera cultivos de ostras e mexilhões em Palhoça

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a liberação dos cultivos de ostras e mexilhões da localidade Enseada do Brito, Maciambu, Praia do Cedro e Pontal, em Palhoça. A […]

X

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a liberação dos cultivos de ostras e mexilhões da localidade Enseada do Brito, Maciambu, Praia do Cedro e Pontal, em Palhoça. A partir desta sexta-feira, 8, está permitido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área.

As áreas estavam interditadas desde o dia 1º de outubro, devido à alta concentração de ficotoxina ácido ocadaico. 

Áreas interditadas

Desde quinta-feira, 7, a localidade de Serraria, no município de São José, está interditada devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. Neste local, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Pelo mesmo motivo, também continuam interditadas para comercialização de mexilhões as áreas de Ponta de Baixo e Barra do Aririú.

Monitoramento

A Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Santa Catarina é destaque nacional

Santa Catarina é o único estado do país que monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Caso dos respiradores: ação do Governo garante mais de R$ 34 milhões em bloqueios de bens e valores

Desde 2020, a PGE já entrou com três ações para a devolução dos R$ 33 milhões

Geral

Milagre não acontece e pastor que prometia ressurreição no terceiro dia é enterrado

Multidão acompanhou cortejo e aguardava pela ressureição prometida pelo pastor

Geral

Aulas da rede estadual em 2022 terão início no dia 7 de fevereiro

De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo termina no dia 16 de julho

Geral

Empresa apresenta inovador pneu sem ar e que não fura

O pneu inovador é vazado nas laterais, é resistente a furos e não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais

Mais notícias

Segurança

Arteris bloqueia trecho da BR-101 em BC nesta quinta e sexta-feira; veja os locais

A Arteris Litoral Sul comunica a restrição temporária no trânsito da Via Gastronômica (Rua Dom Afonso) ao longo desta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). O bloqueio ocorre na passagem sob a BR-101 para o lançamento […]

Política

Deputado Coronel Mocellin cobra demandas da segurança pública junto ao governador Carlos Moisés

O deputado Coronel Mocellin esteve, nesta segunda-feira, com o governador Carlos Moisés e com o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, para cobrar pleitos importantes da segurança pública.Entre os quais, agilidade no encaminhamento do […]