keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Secretaria da Agricultura anuncia interdição de áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis e Palhoça

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 30, a interdição dos cultivos de moluscos em localidades de Florianópolis e Palhoça devido à alta concentração de ficotoxina Ácido […]

ostras mexilhoes 20190907 1328372752 Visor Notícias
Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 30, a interdição dos cultivos de moluscos em localidades de Florianópolis e Palhoça devido à alta concentração de ficotoxina Ácido Okadaico.

As áreas interditadas são: Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Caieira da Barra do Sul e Taperinha do Ribeirão, em Florianópolis; Praia do Pontal e Praia do Cedro, em Palhoça. Nesses locais está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

A interdição é necessária quando é detectada uma concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Liberação

As localidades de Sambaqui e Praia do Forte, em Florianópolis, que foram interditadas na última segunda-feira, 26, estão liberadas.

Interdição Parcial

Permanecem parcialmente interditadas as áreas de Serraria, Barreiros e Ponta de Baixo, em São José; São Miguel e Tijuquinhas, no município de Biguaçu; Barra do Aririú, em Palhoça; e Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, em Porto Belo. Nessas localidades está autorizada a retirada e comercialização apenas de ostras.

A retirada nestas localidades está condicionada ao tratamento prévio dos moluscos que, conforme monitoramento microbiológico, apresentaram resultados acima do limite para as contagens de Escherichia coli (E. coli).

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Geral

Chuvas afetam produção na Ceasa e preços de hortaliças devem subir

Plantações de alface, rúcula e morango foram as mais afetadas

Geral

Lotérica em SC comemora bolão de mais de R$ 700 mil com 11 vencedores

O sorteio da Lotofácil foi primeiro prêmio principal conquistado por uma aposta feita na lotérica

Geral

Controlador bioativo do maruim entra em fase de pesquisa em SC

Produto passou por testes em campo e agora terá a eficácia testada em laboratório

Mais notícias

Segurança

Traficante morre em confronto policial em Itapema

Durante a perseguição ele atirou contra os policiais que se defenderam; a ocorrência foi filmada por câmera policial

Esportes

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

O evento espera reunir mais de 500 atletas de diversas faixas etárias, desde os 10 até os maiores de 55 anos, nas categorias masculina e feminina