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Se Liga na Rede BC vistoriou quase 12 mil imóveis em cinco bairros da cidade

Das 2.524 reinspeções, 58,33% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (36%), água pluvial conectada à rede de esgoto (24%), inadequações na caixa de gordura (24%), não conectado à rede esgoto (9,2%), conectado parcial à rede de esgoto (5,2%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,6%).

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O Programa “Se Liga na rede BC”, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) divulgou nesta segunda-feira (09), o balanço de vistorias na cidade. Até o momento, 9.364 imóveis foram inspecionados e 2.524 reinspecionados, totalizando 11.952 vistorias em cinco bairros. A fiscalização é para verificar a situação das ligações hidrossanitárias através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. No último mês também iniciou a fiscalização através de microfilmagem. O serviço, feito inicialmente na Rua Síria, será executado, pelo menos, um sábado por mês em locais onde os testes de fumaça e corante não identificaram as irregularidades.

Já foram 100% vistoriados os bairros das Nações, Centro, Pioneiros, Praia dos Amores e Taquaras. O Bairro das Nações também já foi 100% reinspecionado, sendo que destes 8% já receberam envio de intimação. No Centro e Pioneiros foram reinspecionados 50%, Praia dos Amores 15% e em Taquaras as reinspenções iniciam em 30 dias. No Bairro Ariribá as vistorias iniciaram no final do mês de setembro e no Bairro dos Estados começará em novembro.

Das 2.524 reinspeções, 58,33% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (36%), água pluvial conectada à rede de esgoto (24%), inadequações na caixa de gordura (24%), não conectado à rede esgoto (9,2%), conectado parcial à rede de esgoto (5,2%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,6%).

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.

 

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