keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Se Liga na Rede BC vistoriou quase 12 mil imóveis em cinco bairros da cidade

X

O Programa “Se Liga na rede BC”, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) divulgou nesta segunda-feira (09), o balanço de vistorias na cidade. Até o momento, 9.364 imóveis foram inspecionados e 2.524 reinspecionados, totalizando 11.952 vistorias em cinco bairros. A fiscalização é para verificar a situação das ligações hidrossanitárias através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. No último mês também iniciou a fiscalização através de microfilmagem. O serviço, feito inicialmente na Rua Síria, será executado, pelo menos, um sábado por mês em locais onde os testes de fumaça e corante não identificaram as irregularidades.

Já foram 100% vistoriados os bairros das Nações, Centro, Pioneiros, Praia dos Amores e Taquaras. O Bairro das Nações também já foi 100% reinspecionado, sendo que destes 8% já receberam envio de intimação. No Centro e Pioneiros foram reinspecionados 50%, Praia dos Amores 15% e em Taquaras as reinspenções iniciam em 30 dias. No Bairro Ariribá as vistorias iniciaram no final do mês de setembro e no Bairro dos Estados começará em novembro.

Das 2.524 reinspeções, 58,33% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (36%), água pluvial conectada à rede de esgoto (24%), inadequações na caixa de gordura (24%), não conectado à rede esgoto (9,2%), conectado parcial à rede de esgoto (5,2%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,6%).

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.

 

Cidades

Mulher de 37 anos está desaparecida há 10 dias em Balneário Camboriú

Aline reside com a família no bairro das Nações, na cidade de Balneário Camboriú

Cidades

“A gente só sossega quando vê nosso filho na frente”, mãe faz apelo por filho desaparecido há 15 dias em Camboriú

Qualquer informação sobre Thieres pode ser repassada para o Núcleo de desaparecidos pelo 47 9 8447 6768 ou para a mãe do rapaz pelo 47 9 9188 5114

Cidades

Moradora de Tijucas está desaparecida há uma semana depois de sair de casa e deixar três filhos menores de idades

Qualquer informação sobre a moradora de Tijucas pode ser repassada para os telefones 48 9 9802 9137 ou 48 9 9814 4229

Cidades

Adolescente de 12 anos está desaparecida há quase uma semana em Porto Belo

Qualquer informação sobre o paradeiro de Taís pode ser repassada para Antônia Machado de Lara pelo telefone (47) 9 9927 2764

Cidades

Florianópolis anuncia cancelamento de festa de Réveillon na Beria-Mar Norte

Dinheiro que seria usado nos fogos será investido em cursos de capacitação profissional

Mais notícias