keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SCGÁS tem dois processos de contratação de gás natural em andamento

O objetivo é complementar a oferta do energético nas regiões

DivulgacaoSCGAS Visor Notícias
Divulgação

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) lançou em março uma chamada pública em parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Sul, Centro-Oeste e Sudeste a fim de contratar novos fornecedores do insumo. A ação, em parceria com empresas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, e São Paulo, busca um fornecimento diário de mais de 6 milhões de m³ de gás natural.  

O objetivo é complementar a oferta do energético nas regiões. Isso porque o atual contrato assinado pelas distribuidoras com a Petrobras prevê uma redução da participação da estatal a partir de 2022, espaço que será ocupado por novas empresas. O recuo no mercado de gás faz parte dos planos da própria Petrobras de desinvestir no setor. 

O plano é iniciar com 3,5 milhões de m³ diários e substituir o atual contrato progressivamente, chegando a 6 milhões a partir de 2024, quando encerra o contrato com a estatal brasileira. 

Esta é a terceira chamada pública da SCGÁS em dois anos. A primeira corresponde ao contrato com a Petrobras e foi assinado em 2020. A segunda está em andamento e prevê a oferta de mais 300 mil m³ diários apenas para Santa Catarina. O ingresso do insumo por essa segunda chamada, provocado pela alta no consumo, deve iniciar a partir de julho.

“A chamada pública visa garantir o suprimento adicional e manter a segurança operacional do nosso sistema de distribuição, considerando a demanda do mercado e nossos projetos de ampliação da oferta. Com a diversificação dos supridores nosso objetivo também é, no médio prazo, levar um gás natural mais competitivo para cada vez mais regiões do Estado”, afirmou o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave

Geral

VÍDEO: Avião da FAB sobrevoa Navegantes e desperta curiosidade

Cena chamou atenção de moradores e fez disparar o número de ligações no aeroporto

Geral

Donos do Beto Carrero financiarão projeto para retomada da obra do parque linear

Moradores poderão usar até quatro metros das “áreas de marinha”

Geral

VÍDEO: Ladrão é espancado por populares após onda de furtos em escolas

Caso ocorreu nesta terça-feira (23) em Cocal do Sul, SC

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave