keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC tem janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos, aponta Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, foram registrados casos isolados de deslizamento de terra e alagamentos. O levantamento dos prejuízos ainda está sendo elaborado.

X
Foto: Diorgenes Pandini | NSC

Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo (24), ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva. Só na Grande Florianópolis choveu mais em uma semana que o esperado para 30 dias.

“Os acumulados [de domingo] passam de 100 milímetros na região entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Esse é o janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos. Apenas na última semana foram mais de 380 milímetros na Grande Florianópolis, sendo que era esperado para todo o mês cerca de 250 milímetros”, informou o chefe da Defesa Civil, Aldo Baptista Neto.

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo. Ao menos 30 ocorrências, incluindo deslizamentos e alagamentos, foram atendidos pela Defesa Civil municipal. Em umas delas, no bairro Saco Grande, mãe e filha de 49 e 21 anos morreram soterradas.

Também em razão do volume de chuva, Palhoça também decretou situação de emergência no domingo. Segundo a Defesa Civil, foram registrados casos isolados de deslizamento de terra e alagamentos. O levantamento dos prejuízos ainda está sendo elaborado.

No Vale do Itajaí, as cidades de Guabiruba e Botuverá também tiveram ocorrências de deslizamentos, segundo os bombeiros. No início da noite de domingo, uma família precisou ser resgatada pelos bombeiros após ficar ilhada em Guabiruba.

A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.

A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evitar andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.

Fonte: G1 SC

Geral

Motociclista morre em acidente na BR-280; outro motorista fugiu do local

O condutor da motocicleta já havia morrido quando os bombeiros chegaram

Geral

Desenvolvimento Social entrega seis câmaras frias para agricultura familiar no Oeste

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social entregou seis câmaras frias para a agricultura familiar para Chapecó, Pinhalzinho, Bom Retiro, Lages, Canelinha e Xanxerê – uma para cada município. Os equipamentos são para modernizar as […]

Geral

Brasil é o país com maior número de vítimas de roubo de dados na internet

O percentual de usuários brasileiros que tentou abrir pelo menos uma vez links enviados para roubar dados representa 19,9%

Geral

Professores da FURB fazem cirurgia de implante em gavião

Após ser resgatado com sinais de possível atropelamento, o gavião-pombo-grande foi encaminhado ao Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau e teve que ter sua perna amputada.

Geral

Whatsapp habilita ligações de áudio e vídeo para desktop

Por ora, o recurso está disponível apenas para ligações individuais no app do WhatsApp para computador

Mais notícias

Segurança

Vídeo: Jacaré é capturado em praia de Florianópolis

Segundo os especialistas, o local onde o réptil foi encontrado é bem distante de seu habitat natural

Segurança

PMRv realiza operações com drones em estradas catarinenses

A Polícia Militar Rodoviária (PMRV) está realizando operações com drones nas estradas catarinenses. Imagens mostram uma fiscalização na SC 114, no Oeste, esta semana. O objetivo desta operação é fiscalizar condutas irregulares, especialmente a ultrapassagem […]