keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

SC tem 15 regiões no nível moderado e duas no alto para Covid-19

A Matriz de Risco Potencial Regionalizado, divulgada neste dia 1 de janeiro de 2022, aponta 15 regiões classificadas como risco potencial moderado (cor azul) e 2 regiões no nível de risco alto (cor amarelo). Comparando com o relatório […]

Matriz de Risco Potencial Regionalizado, divulgada neste dia 1 de janeiro de 2022, aponta 15 regiões classificadas como risco potencial moderado (cor azul) e 2 regiões no nível de risco alto (cor amarelo). Comparando com o relatório divulgado há 15 dias, houve piora nos indicadores da região Nordeste e Meio Oeste, que tiveram pioras nos índices. As demais regiões permaneceram estabilizadas.

Na dimensão Monitoramento, que reflete a cobertura vacinal e a variação semanal de casos, apesar das coberturas vacinais estarem acima de 70% em todas as regiões, a piora nessa dimensão sofreu influência dos número de casos notificados nos últimos dias a partir da liberação dos dados do Ministério da Saúde, que estavam represados por conta do ataque hacker.

Em relação à transmissibilidade, que monitora a taxa de infectantes e os parâmetros de transmissão (Rt), apenas a região Meio Oeste foi classificada no nível alto. As demais seguem no nível moderado.

Na capacidade de atenção, a região Nordeste foi classificada no nível grave (ocupação de 41%), a Oeste foi classificada como nível alto (ocupação de 21%), enquanto as demais foram classificadas no nível moderado, com taxas de ocupação abaixo de 20%.

Por fim, a dimensão gravidade, que mede a taxa de óbitos por Covid-19 e internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sofreu influência do aumento no número de internações e registro de óbitos nos últimos 15 dias, classificando a região Carbonífera no nível grave e as demais no nível alto.

>>> Clique aqui para fazer o download da matriz

Os resultados da Matriz de Risco Potencial Regionalizado desta semana devem ser analisados com cautela devido ao ataque sofrido pelo Ministério da Saúde no dia 9 de dezembro e que afetou todos os sistemas de informações em saúde do nível federal que realizam o monitoramento da Covid-19. Estes sistemas são utilizados por todos os municípios para registro de casos leves, hospitalizações e óbitos de Covid-19, bem como para registro de doses de vacinas. O acesso aos dados retornaram nessa semana, e muita das análises podem ter sofrido influência desse represamento.

O monitoramento dos dados de vacinação também se encontra prejudicado, pois o sistema SIPNI online também está apresentando problemas desde o dia 9 de dezembro, impossibilitando que os municípios registrem todas as doses aplicadas. A SES solicitou a todos os municípios que continuem promovendo a vacinação, e aqueles que não tenham sistemas próprios e utilizem o sistema SI-PNI para registro de doses aplicadas, mantenham os registros em formulários e planilhas, para serem inseridos no sistema, quando o sistema retornar. 

O principal objetivo da Matriz é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Itapema distribui “Certificado de Coragem” para as crianças que se vacinam contra a Covid-19

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, está distribuindo o “Certificado de Coragem” para as crianças que tomam a dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Essa é uma forma de […]

Coronavírus

Itapema retoma testagem da Covid-19 em unidades de saúde e hospital municipal

O funcionamento das UBS`s é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e do hospital é 24h

Coronavírus

Estudo detecta sintomas de Covid-19 em crianças 3 meses após contágio

Dores de cabeça, falta de ar e cansaço são os principais sintomas

Coronavírus

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

É o 3º lote de vacinas para crianças enviado pelo laboratório

Coronavírus

Ocupação na UTI-COVID é de 50% em Balneário Camboriú

Neste domingo (23), Balneário Camboriú registrava dez pacientes internados na UTI do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento de Coronavírus, sendo cinco de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, dois de Bombinhas e um de Porto […]

Mais notícias

Brasil

Entenda como vai funcionar o autoteste de Covid-19

Uso do exame por leigos foi aprovado hoje pela Anvisa

Segurança

Homem é preso suspeito de realizar financiamentos fraudulentos em Joinville

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, realizou na tarde de quinta-feira (27) a prisão em flagrante de um homem que era investigado por crime de […]