Página Inicial
CoronavírusSC tem 10 regiões em nível gravíssimo e 6 em nível grave para a Covid-19
No boletim anterior, eram 12 locais neste patamar. As outras seis regiões estão em estado grave (cor laranja)

A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quinta-feira, 07, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde (SES) classifica 10 das 16 regiões de saúde catarinenses como em alerta gravíssimo (cor vermelha) para transmissão do novo coronavírus. No boletim anterior, eram 12 locais neste patamar. As outras seis regiões estão em estado grave (cor laranja).
O Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra foram reclassificados para o nível grave (cor laranja). Enquanto as regiões de Xanxerê, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste sofreram agravamentos nos índices e passaram para o nível gravíssimo (cor vermelha).
De acordo com a epidemiologista Maria Cristina Willemann, a redução do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário. “Na matriz dessa semana observamos que o cálculo RT, que é o índice de transmissibilidade, sofreu redução”, destacou.
Mudança na matriz
A Matriz de Risco Potencial passou a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados para Covid-19 no seu cálculo, na dimensão que acompanha a Capacidade de Atenção. Até então, eram considerados todos os leitos de UTI. A mudança é motivada ao se observar que as taxas de ocupação são impactadas pelo empenho para a reabilitação de leitos disponibilizados nos hospitais catarinenses que foram desativados ao longo do tempo.
Neste momento, os demais leitos de UTI podem ser ocupados por outras razões, como a realização de cirurgias que se tornaram tempo-sensíveis. Além disso, atualmente, a maioria dos hospitais já tem um processo de trabalho organizado para reorganização dos espaços que devem ser exclusivos para atendimento de pessoas infectadas ou não, sendo que os leitos vizinhos a uma pessoa positiva ficam naturalmente reservados.
Fonte: Visor Notícias
Notícias Relacionadas
Santa Catarina recebe mais 47,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 neste domingo
Local da chegada das vacinas em Florianópolis será no Floripa Airport
MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização
A vacinação deve ocorrer de acordo com os planos para o atendimento aos públicos prioritários conforme o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde e adotado pelo Estado. Promotorias de Justiça receberam material técnico para a instauração de procedimentos de acompanhamento das ações de vacinação e as redes sociais do MPSC orientam a população sobre como as suspeitas de "fura-fila" ou outras possíveis irregularidades podem ser comunicadas ao Ministério Público
SC confirma 555.148 casos, 531.991 recuperados e 6.061 mortes por Covid-19
Dos 1.526 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.197 ocupados, sendo 509 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19
Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados
Instituto fará checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem
Denúncias de ‘fura-fila’ da vacina são investigadas em 8 estados
Para denunciar, é importante reunir o máximo de informações possível e enviar diretamente pelo aplicativo MPF Serviços.
Mais notícias
-
Paciente recupera a visão em primeiro transplante de córnea artificial do mundo
-
Santa Catarina recebe mais 47,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 neste domingo
-
TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio
-
Vigilante que perdeu a visão pelo caos na saúde de SC receberá danos morais e pensão
-
MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização
-
Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma