keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

SC retoma vacinação contra a COVID-19 em gestantes e puérperas com comorbidades com Coronavac e Pfizer

A aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, neste momento, para este público, permanece suspensa.

X
 NoSystem images/Getty Images

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC), em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (12), com profissionais de diversas áreas da saúde, decidiu retomar a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. A aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, neste momento, para este público, permanece suspensa.

Para as gestantes e puérperas sem comorbidades,a imunização, com qualquer vacina contra a COVID-19, fica temporariamente suspensa. A decisão segue orientação do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. As orientações do estado para os municípios catarinenses estão na Nota Técnica 19 – DAPS/DIVE/DIVS/SUV/SES.

“Considerando que o risco benefício da vacinação deste grupo é altamente favorável e tem como principal objetivo proteger grávidas e puérperas, o estado optou por seguir a recomendação do Ministério da Saúde e dar continuidade à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as outras vacinas que temos à disposição neste momento”, esclarece o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Para que possam ser vacinadas, as gestantes e puérperas com comorbidades devem comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina COVID-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

Com relação às grávidas e puérperas que já tomaram a primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, a Secretaria de Saúde aguarda recomendações do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. Até que isso ocorra, a aplicação da segunda dose da vacina deste fabricante fica suspensa.

A SES também orienta, na Nota Técnica, que os municípios monitorem as gestantes e puérperas que já receberam as vacinas contra a COVID-19, notificando imediatamente quaisquer Eventos Adversos Pós-Vacinação.

Entenda o caso

No dia 11 de maio de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da vacinação de gestantes contra a COVID-19 com a vacina AstraZeneca/Fiocruz como medida de precaução e, com base na indisponibilidade de dados mais robustos relacionados à segurança de uso dessa vacina nessa população.

Esta recomendação é resultado do monitoramento contínuo de eventos adversos das vacinas contra a COVID-19 em uso no país realizado pela Anvisa, que identificou uma suspeita de evento adverso grave envolvendo gestante que recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

Dessa forma, o PNI, em atendimento a orientação da Anvisa, comunicou a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 produzidas pelo laboratório Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. De forma adicional, orientou também a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades com qualquer imunizante.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Com isso, a bula da vacina passará a indicar essa nova faixa etária para o Brasil.

Coronavírus

São José inicia imunização contra a covid-19 para pessoas acima de 54 anos

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde solicita que faça o cadastro no link: https://saojose.sc.gov.br/vacinacaocovid19.

Coronavírus

Porto Belo realiza drive-thru solidário para vacinação acima de 55 anos neste sábado

As pessoas que possuem idade entre 55 e 59 anos e desejam tomar a vacina contra o coronavírus, devem ter em mãos um documento com foto e comprovante de residência

Coronavírus

Vacinação em SC: distribuição de mais de 230 mil doses de vacina contra a Covid-19 será nesta quinta

Desta vez, além dos 15 municípios que já receberam vacinas da Pfizer, outros 229 também vão receber vacinas deste laboratório.

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil prende jovens que arrancam coração de homem ainda vivo e gravam vídeos

Jovens arrancaram o coração da vítima e ainda filmaram toda a ação

Esportes

Presidente Bolsonaro assiste jogo do Brasil usando camiseta do Brusque

Foto foi publicada por ele nas redes sociais. Internautas repercutiram a imagem no Twitter