keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

SC registra morte de 17 macacos e caso reacende alerta para febre amarela

Mais 17 macacos foram encontrados mortos em Santa Catarina na quarta-feira (10). O caso acende o alerta para febre amarela no Estado. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), as mortes ocorreram nos municípios de […]

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Mais 17 macacos foram encontrados mortos em Santa Catarina na quarta-feira (10). O caso acende o alerta para febre amarela no Estado. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), as mortes ocorreram nos municípios de São Martinho (1), Campo Belo do Sul (10), São José do Cerrito (5) e Lages (1). No total, o Estado já contabiliza 56 macacos mortos pela doença em 2021.

Os macacos vivem no mesmo habitat que os mosquitos transmissores da febre amarela (Haemagogus e Sabethes) e, por isso, são as primeiras vítimas da doença, explica a nota divulgada pela Dive. A morte dos animais sinaliza por onde o vírus está circulando. Dessa forma, é importante que a população comunique à Secretaria Municipal de Saúde quando encontrar um macaco morto ou doente.

Febre amarela em SC

Além das epizootias, Santa Catarina já tem dois casos humanos confirmados de febre amarela. O primeiro, registrado em janeiro, foi de uma moradora de Taió, região do Alto Vale do Itajaí, de 40 anos.

O segundo foi confirmado em março, sendo de um homem, de 62 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Ambos não tinham registro de vacina.

A febre amarela é doença infecciosa febril aguda. Os principais sintomas são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada).

Vacinação

A vacina é a melhor maneira de prevenir a febre amarela. Entretanto a atual cobertura vacinal em Santa Catarina é de 76%.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Valor será pago de hoje até a próxima terça-feira

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Mais notícias

Segurança

Jovem de 19 anos morre após capotar o carro e cair em córrego

A vítima teve o corpo parcialmente lançado para fora do carro

Segurança

Jovem é encontrado morto em calçada com a boca cheia de terra

Segundo informações, o jovem foi encontrado em uma calçada, inconsciente e com sinais de espancamento na cabeça