keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

SC registra morte de 17 macacos e caso reacende alerta para febre amarela

Mais 17 macacos foram encontrados mortos em Santa Catarina na quarta-feira (10). O caso acende o alerta para febre amarela no Estado. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), as mortes ocorreram nos municípios de […]

X
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Mais 17 macacos foram encontrados mortos em Santa Catarina na quarta-feira (10). O caso acende o alerta para febre amarela no Estado. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), as mortes ocorreram nos municípios de São Martinho (1), Campo Belo do Sul (10), São José do Cerrito (5) e Lages (1). No total, o Estado já contabiliza 56 macacos mortos pela doença em 2021.

Os macacos vivem no mesmo habitat que os mosquitos transmissores da febre amarela (Haemagogus e Sabethes) e, por isso, são as primeiras vítimas da doença, explica a nota divulgada pela Dive. A morte dos animais sinaliza por onde o vírus está circulando. Dessa forma, é importante que a população comunique à Secretaria Municipal de Saúde quando encontrar um macaco morto ou doente.

Febre amarela em SC

Além das epizootias, Santa Catarina já tem dois casos humanos confirmados de febre amarela. O primeiro, registrado em janeiro, foi de uma moradora de Taió, região do Alto Vale do Itajaí, de 40 anos.

O segundo foi confirmado em março, sendo de um homem, de 62 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Ambos não tinham registro de vacina.

A febre amarela é doença infecciosa febril aguda. Os principais sintomas são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada).

Vacinação

A vacina é a melhor maneira de prevenir a febre amarela. Entretanto a atual cobertura vacinal em Santa Catarina é de 76%.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Campanha pede que pessoas que forem se vacinar doem alimentos em Itapema

Os produtos arrecadados serão encaminhados semanalmente para a Secretaria de Assistência Social

Cidades

Morre o último fundador do município de Navegantes aos 84 anos

Há 58 anos, Navegantes foi desmembrada de Itajaí, após o trabalho de uma comissão composta por onze homens, que lutaram para que a cidade fosse emancipada

Cidades

Itapema disponibiliza uniformes e EPIs para merendeiras e auxiliares de apoio nas escolas

Os kits contém camisas para as auxiliares de apoio e calças, toucas, aventais para as merendeiras

Cidades

Itajaí treina agentes de endemias para reforçar o combate ao Aedes aegypti

A capacitação foi ministrada por técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado

Mais notícias

Segurança

Homem é morto com pedradas na cabeça em Santa Catarina

Apesar das buscas, o suspeito do crime não foi encontrado

Segurança

Corpo é encontrado pelos bombeiros no rio Itajaí-Açu

O corpo aparenta ser de um homem adulto e estava boiando no rio