keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC registra melhor primeiro trimestre da história, com 86,8 mil novas vagas de emprego

Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo (+50.940) e Minas Gerais (+35.592).

X
Divulgação/Prefeitura de São José

Santa Catarina registrou uma ampliação de 86,8 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. O resultado é o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. Os dados do Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Economia, e analisados pela Gerência de Políticas de Emprego e Ocupação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

O Estado abriu 20.729 vagas formais de trabalho em março, resultado de 125.425 admissões e 104.696 demissões. Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo (+50.940) e Minas Gerais (+35.592).

“Santa Catarina é um estado diferenciado. Esse resultado é reflexo desse povo empreendedor, resiliente e que contribui para o desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando pela retomada das atividades, para que nossa economia continue a crescer”, destaca a governadora Daniela Reinehr.

O saldo de empregos em março em Santa Catarina também representa um avanço significativo em relação ao mesmo mês do ano passado, que apresentou fechamento de 7.039 vagas.

“É importante olhar para trás e considerar a importância da reação do Estado diante da pandemia, que assola a economia e a saúde mundial. Em março de 2020, iniciávamos um dos nossos maiores desafios. Neste sentido, o emprego é e será nosso alicerce, no fortalecimento da retomada no pós pandemia. Santa Catarina reage e os números atestam nossa força produtiva”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

No primeiro trimestre deste ano, Santa Catarina ampliou em 4,03% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, o maior crescimento relativo dentre as Unidades da Federação e bem acima da média nacional, cuja expansão foi de 2,13%.

Quando se trata dos últimos 12 meses, em termos relativos, Santa Catarina ampliou em 4,42% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, apresentando um saldo de 75.233 carteiras assinadas.

Municípios Catarinenses
Em março, os municípios que registraram os maiores saldos de emprego no mercado de trabalho foram, Joinville (3.623 postos), Blumenau (1.870) e São José (1.429).

Atividades econômicas
Em março, com exceção da agropecuária, todos os demais grandes grupos de atividade econômica apresentaram resultados positivos na geração de empregos formais em SC. O maior crescimento ocorreu na atividade de serviços, com um saldo de 9.267 novos postos, seguido de perto pela indústria (9.063). Já em termos de variação sobre o estoque de empregos, a maior expansão relativa se deu na construção (1,29%).

Nas seções dos serviços, as maiores contribuições vieram das atividades administrativas e serviços complementares, transporte, armazenamento e correio e saúde humana e serviços sociais.

Já nas Indústrias de transformação, as divisões de atividades com os maiores resultados ocorreram na confecção de artigos do vestuário e acessórios, fabricação de produtos de madeira e fabricação de produtos alimentícios.

No país
Em março de 2021, o Brasil apresentou um saldo positivo de 184.140 vagas. Já nos últimos três meses, o país gerou 837.074 empregos formais.

Fonte: Visor Notícias

Economia, mercadoimobiliario

Mercado Imobiliário de Santa Catarina é destaque no Visor Notícias a partir desta quinta-feira

No primeiro programa, que será exibido nesta quinta-feira, os entrevistados serão Rafael Kirchner, co-fundador da Vokkan Urbanismo; Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC e Rodrigo Passos, presidente do Sinduscon de Itapema.

Economia

CDL Guabiruba realiza ação de Dia das Mães

Drive Thru comemorativo será promovido no sábado (8), a partir das 9h, em frente à entidade

Economia

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de alho do país

O alho catarinense foi colhido entre dezembro e janeiro e segue agora em plena fase de comercialização

Economia

Pescadores artesanais que sofrem com perdas materiais em acidentes terão apoio do governo em SC

No Projeto Especial Emergencial para Apoio aos Pescadores Artesanais serão ofertados financiamentos de até R$ 40 mil para recuperação de embarcações

Economia

Confira as vagas de emprego do Sinduscon BC desta semana

As dúvidas e agendamentos podem ser tiradas e feitos pelo telefone 47 3367-6535

Mais notícias

Política

Paulinho apresenta projetos de mobilidade e turismo de Bombinhas para líder do governo Bolsonaro na Câmara

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir