keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC registra melhor primeiro trimestre da história, com 86,8 mil novas vagas de emprego

Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo (+50.940) e Minas Gerais (+35.592).

emprego 210618 Visor Notícias
Divulgação/Prefeitura de São José

Santa Catarina registrou uma ampliação de 86,8 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. O resultado é o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. Os dados do Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Economia, e analisados pela Gerência de Políticas de Emprego e Ocupação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

O Estado abriu 20.729 vagas formais de trabalho em março, resultado de 125.425 admissões e 104.696 demissões. Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo (+50.940) e Minas Gerais (+35.592).

“Santa Catarina é um estado diferenciado. Esse resultado é reflexo desse povo empreendedor, resiliente e que contribui para o desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando pela retomada das atividades, para que nossa economia continue a crescer”, destaca a governadora Daniela Reinehr.

O saldo de empregos em março em Santa Catarina também representa um avanço significativo em relação ao mesmo mês do ano passado, que apresentou fechamento de 7.039 vagas.

“É importante olhar para trás e considerar a importância da reação do Estado diante da pandemia, que assola a economia e a saúde mundial. Em março de 2020, iniciávamos um dos nossos maiores desafios. Neste sentido, o emprego é e será nosso alicerce, no fortalecimento da retomada no pós pandemia. Santa Catarina reage e os números atestam nossa força produtiva”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

No primeiro trimestre deste ano, Santa Catarina ampliou em 4,03% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, o maior crescimento relativo dentre as Unidades da Federação e bem acima da média nacional, cuja expansão foi de 2,13%.

Quando se trata dos últimos 12 meses, em termos relativos, Santa Catarina ampliou em 4,42% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, apresentando um saldo de 75.233 carteiras assinadas.

Municípios Catarinenses
Em março, os municípios que registraram os maiores saldos de emprego no mercado de trabalho foram, Joinville (3.623 postos), Blumenau (1.870) e São José (1.429).

Atividades econômicas
Em março, com exceção da agropecuária, todos os demais grandes grupos de atividade econômica apresentaram resultados positivos na geração de empregos formais em SC. O maior crescimento ocorreu na atividade de serviços, com um saldo de 9.267 novos postos, seguido de perto pela indústria (9.063). Já em termos de variação sobre o estoque de empregos, a maior expansão relativa se deu na construção (1,29%).

Nas seções dos serviços, as maiores contribuições vieram das atividades administrativas e serviços complementares, transporte, armazenamento e correio e saúde humana e serviços sociais.

Já nas Indústrias de transformação, as divisões de atividades com os maiores resultados ocorreram na confecção de artigos do vestuário e acessórios, fabricação de produtos de madeira e fabricação de produtos alimentícios.

No país
Em março de 2021, o Brasil apresentou um saldo positivo de 184.140 vagas. Já nos últimos três meses, o país gerou 837.074 empregos formais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Economia

SC se mantém como o estado com a melhor distribuição de renda no Brasil

Com economia diversificada, altos índices de emprego e população bem qualificada, o estado lidera ranking de sustentabilidade social

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado