O Governo de Santa Catarina iniciou o Outubro Rosa com a campanha “A cor da esperança é rosa”, promovendo ações de conscientização e tratamento do câncer de mama. A Maternidade Carmela Dutra realizou uma cirurgia pioneira de reconstrução mamária utilizando lipoenxertia assistida por laser. Além disso, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) organizará, entre 9 e 12 de outubro, um mutirão de cirurgias, capacitações e palestras voltadas para pacientes e profissionais de saúde.
A campanha destaca a importância da prevenção, em resposta à estimativa de 3.860 novos casos de câncer de mama em Santa Catarina em 2024, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Cepon, em Florianópolis, será o centro das atividades, oferecendo reconstrução mamária com a participação de especialistas de todo o país. Também serão realizadas palestras e workshops, além de iluminação especial do hospital na cor rosa e distribuição de cartilhas informativas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) complementa as ações do Outubro Rosa com cursos on-line e gratuitos para profissionais da área da saúde. As teleconferências abordarão temas como o exame clínico das mamas, a saúde materno-infantil e experiências educativas para gestantes. O objetivo é capacitar ainda mais os profissionais para aprimorar o atendimento à população, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.