keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC: Mulher reclama de dores abdominais, descobre gravidez e bebê nasce às pressas em Posto de Saúde

Imagine chegar em um posto de saúde com dores abdominais e ter que passar por um trabalho de parto surpresa? Foi o que aconteceu com uma moradora de SC

beb Visor Notícias

Imagine chegar em um posto de saúde com dores abdominais e ter que passar por um trabalho de parto surpresa? Foi o que aconteceu com uma moradora de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na terça-feira (19). A mulher, de 43 anos, deu à luz uma criança sem saber até então que estava grávida, segundo a prefeitura.

A “surpresa” ocorreu por volta das 7h30, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Araranguá. Segundo Ellen Lazzaretti, coordenadora da unidade, Joseane Rezende chegou ao local, acompanhada do filho, com dores abdominais e na coluna. “Ela chegou na unidade com muitas dores e disse que suspeitava de uma cólica renal, onde recebeu o primeiro atendimento e tomou um soro para aliviar os sintomas”, explica.

Depois, segundo Ellen, a mulher pediu para ir ao banheiro. E foi quando chegou no cômodo que aconteceu a surpresa: ela voltou a sentir fortes dores e chamou os enfermeiros da unidade que, quando a viram, perceberam que ela estava em trabalho de parto, inclusive, com a cabeça da criança quase totalmente fora do corpo da mãe.

Rapidamente, a equipe fez os procedimentos e realizou o parto emergencial. Foi assim que, às 8h15 da manhã, nasceu um menino, pesando cerca de 2,200 kg. A suspeita, segundo Ellen, é que ela estivesse no oitavo mês de gestação. “Ela não suspeitava de nada. Como tem 43 anos, está acima do peso e no período da menopausa, ela achou que tinha parado de menstruar por conta de uma infecção”, explica. Após o parto, mãe e filho foram encaminhados ao Hospital Regional de Araranguá, onde receberam atendimento. Os dois já receberam alta e passam bem.

É normal engravidar e não saber?

De acordo com Ellen Lazzaretti, que também é especialista em obstetrícia, essa situação, apesar de rara, pode acontecer. “Quando isso acontece chamamos de gravidez silenciosa, que é quando a mãe não apresenta sintomas, como as náuseas. Pelos estudos que temos, isso é mais comum em pessoas mais velhas, que já lidam com a menstruação irregular ou com um atraso menstrual”, explica.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias