Pronto-Socorro superlotado. Assim está o Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, em Chapecó, no Oeste do Estado. Nos últimos 15 dias, foram 200 crianças atendidas com queixas de doenças respiratórias. O metalúrgico Fernando Pires, mora em Chapecó e levou o filho de 9 anos com febre, tontura e vomito até o Hospital da Criança. Ele e a esposa esperaram cerca de seis horas e meia para atendimento.
O menino fez exame de sangue e os pais receberam informação que demoraria mais 4 horas para ficar pronto. Apenas por volta das 19h, a família saberia o que ele tinha. “Isso é um descaso, tem gente que está antes da gente e está esperando ainda”, disse.
Segundo a administração do hospital, em decorrência dessa demanda exponencial, nos últimos dias tem ocorrido atrasos na triagem que segue a classificação de riscos estabelecida pelo Protocolo de Manchester. Casos e urgência ou emergência tem prioridade sobre os demais. O diretor geral, Jader Adriel Danielli, reitera aos pais que busquem os primeiros atendimentos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos seus respectivos bairros ou em estruturas disponbilizadas pelo município.
Pontos de atendimentos
Todas as Unidades de Saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h. No Pronto Atendimento da Efapi, há atendimento todos os dias, manhã, tarde e noite.
Além disso, apenas para sintomas gripais, ambulatórios estão funcionando no Verdão, de segunda a sexta-feira das 7h às 00h, sábados e domingos, das 7h às 19h. E, ainda, no ambulatório do Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.