O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca (SAQ), lançou uma linha de financiamento emergencial para maricultores impactados pela maré vermelha, fenômeno que afeta a produção de moluscos na região. Esta é a primeira vez que o Estado oferece apoio financeiro direto a esses produtores, com o objetivo de auxiliar na recuperação dos prejuízos e garantir a continuidade das atividades.
A linha de crédito, fornecida pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), oferece condições vantajosas: até R$ 40 mil por produtor, com prazo de pagamento em até 18 meses, isenção de juros e carência de seis meses. Além disso, os maricultores que mantiverem as parcelas em dia terão um desconto de 20% sobre o valor da parcela. Segundo o secretário da SAQ, Tiago Bolan Frigo, o auxílio é essencial para assegurar a subsistência das famílias envolvidas e manter o abastecimento nacional de moluscos.
Interessados devem procurar os escritórios da Epagri para obter informações sobre requisitos e documentação.
Maré vermelha
A maré vermelha é causada pelo aumento excessivo de microalgas que podem liberar toxinas, tornando os moluscos impróprios para o consumo. Nos últimos meses, o fenômeno se intensificou nas regiões costeiras catarinenses, levando à interdição temporária de áreas de cultivo e à suspensão da comercialização. A iniciativa do Governo do Estado busca minimizar os impactos econômicos e sociais desse fenômeno.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.