keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC emite alerta aos municípios para conter o vírus da H3N2; Estado registra 33 casos

Vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin

Chegou a 33 o número de casos da variante H3N2 em Santa Catarina. O número foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta quarta-feira (22). Ainda não há confirmação se alguns desses casos têm ligação com o subtipo da variante Darwin.

De acordo com a Dive, até o momento, 56 casos de gripe foram confirmados no Estado, sendo que 53 ocorreram entre fim do mês de novembro e o mês de dezembro. Desses, 33 eram do subtipo H3.

Por conta disso, uma nota de alerta foi enviada a todos os municípios catarinenses nesta quarta, em que a diretoria alerta sobre a necessidade dos serviços de saúde considerarem o vírus da Influenza como um agente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG), principalmente nos grupos de risco, como crianças, idosos e portadores de comorbidades.

Por isso, a diretoria pede que qualquer caso suspeito seja notificado, para que seja feita a coleta de exames e análise das amostras.

O que é H3N2

O vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin. Cientistas explicam que a mutação genética que ele apresenta não é a mesma que foi utilizada para a fabricação das vacinas contra a gripe. Consequentemente, a imunidade criada fica mais baixa do que o esperado e faz com que os casos da doença aumentem.

Além disso, o H3N2 pode afetar até mesmo quem já foi vacinado, com sintomas moderados. No entanto, pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina contra a gripe estão mais expostas e podem contrair o vírus com facilidade.

Fonte: Visor Notícias

Saúde

Estudo aponta aumento de bactérias resistentes em UTIs no Paraná

Foram analisados dados agregados de 99 hospitais do Paraná

Saúde

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para imunização das crianças

Remessa chegou de madrugada ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas

Saúde

SC em alerta: Mais uma morte por Influenza é registrada

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina

Saúde

Mercado focado em saúde e bem-estar ganha clínica odontológica e estética com tecnologia de ponta em Balneário Camboriú

Atenta ao crescimento deste mercado, uma equipe de profissionais com ampla experiência em tratamentos dentários e biomedicina acaba de inaugurar uma estrutura especialmente preparada para o atendimento odontológico premium e diferentes tipos de procedimentos estéticos em Balneário Camboriú

Mais notícias

Segurança

Motociclista morre em acidente com caminhão em rodovia catarinense

Um motociclsita morreu em um acidente com um caminhão nesta sábado (22) na cidade de Massaranduba. Segundo informações dos socorristas, que são bombeiros voluntários, o acidente foi registrado no quilômetro 52 da rodovia catarinense SC-108. […]

Segurança

Laje desaba durante obra e trabalhadores ficam feridos em Blumenau

Dois homens ficaram feridos na cidade de Blumenau nesta sextaa-feira (21) após o desabamento de uma laje em uma obra de um galpão no Norte da cidade. As vítimas tem 33 e 35 anos. O […]