keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC em alerta: Mais uma morte por Influenza é registrada

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina

Foto: Divulgação

Mais uma morte por Influenza A foi registrada em Santa Catarina. Uma idosa de 85 anos morreu em Tubarão, no Sul do Estado, após contrair o vírus. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a vítima tinha diabetes, miocardiopatia dilatada e bronquite e foi infectada pelo vírus da Influenza A, ainda sem subtipagem identificada.

Ela estava internada desde o dia 26 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, onde faleceu três dias depois. A informação foi divulgada por nota, na sexta-feira (31), pelo hospital. Ainda segundo o documento, o caso foi devidamente notificado à vigilância epidemiológica local, assim como a do Estado.

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina. Em dezembro, uma adolescente de 12 anos, moradora de Brusque, morreu por H3N2. Na mesma época, também foi registrada a morte de uma idosa de 96 anos, em Joinville. A última o subtipo do vírus ainda não foi identificado pela Dive.

Casos de Influenza

Até dezembro de 2021, foram registrados 55 casos de Influenza no Estado, sendo um caso de Influenza A (H1N1) pdm09, dois casos de Influenza B, 47 casos de influenza H3 e cinco casos de influenza A (não subtipo ou inconclusivo). Na época, a Secretaria de Estado da Saúde já havia emitido um alerta orientando as cidades a realizar o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, a vigilância do vírus Influenza está sendo realizada através das coletas nas Unidades Sentinelas para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, além da análise de todos os casos de SRAG internados em UTI e óbitos.

H3N2

Na visão do diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck, embora os resultados sobre a “proteína da superfície neuraminidase (N) ainda não tenham sido divulgados”, é provável que o vírus circulante em Santa Catarina seja o H3N2, considerando as informações sobre a doença nos outros Estados do país.

“A prevenção é uma das formas da população ficar protegida. A ventilação natural dos ambientes é uma das principais medidas de prevenção da gripe e de diversas outras doenças de transmissão respiratória, como Covid-19, resfriado, meningite, entre outras”, explica diretor.

O diretor completa que a chamada etiqueta da tosse é fundamental para a prevenção. Isso porque as gotículas infecciosas expelidas em tosses ou espirros podem alcançar até 1,5 metro de distância, atingindo pessoas e toda a região próxima.

Como se prevenir?

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Por que casos estão aumentando em SC?

Para o pesquisador Fernando Motta, da Fiocruz, um dos motivos da alta disseminação é o fato de não enfrentarmos epidemias do vírus no último ano. “A falta de circulação fez com que não tivéssemos contato com o vírus Influenza e não rememoramos nosso sistema imunológico a combater o vírus”, explica.

Fonte: ND+

Saúde

Estudo aponta aumento de bactérias resistentes em UTIs no Paraná

Foram analisados dados agregados de 99 hospitais do Paraná

Saúde

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para imunização das crianças

Remessa chegou de madrugada ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas

Saúde

Mercado focado em saúde e bem-estar ganha clínica odontológica e estética com tecnologia de ponta em Balneário Camboriú

Atenta ao crescimento deste mercado, uma equipe de profissionais com ampla experiência em tratamentos dentários e biomedicina acaba de inaugurar uma estrutura especialmente preparada para o atendimento odontológico premium e diferentes tipos de procedimentos estéticos em Balneário Camboriú

Mais notícias

Geral

Maior investimento em transporte escolar segue com entrega de mais 40 ônibus em Santa Catarina

Mais 40 veículos de transporte escolar foram entregues pelo Governo do Estado aos municípios catarinenses em evento realizado nesta terça-feira, 25, em Palhoça. Esta é a terceira remessa realizada em cerca de um mês, desde […]

Segurança

Homem morto é levado a posto dos correios para receber pensão

A polícia disse que uma autópsia seria realizada para determinar a causa da morte do homem