Em resposta ao aumento de afogamentos fora da temporada de verão, Santa Catarina decidiu antecipar a ativação de postos salva-vidas em suas praias. A partir do dia 2 de novembro, coincidindo com o início da pré-temporada de verão, a medida visa melhorar a segurança dos banhistas. Segundo dados recentes, entre 1º de julho e 22 de outubro de 2024, ocorreram 17 mortes por afogamento no litoral catarinense, sendo a grande maioria em áreas sem vigilância ativa dos salva-vidas.
Atualmente, a região conta com 30 postos de salva-vidas operando continuamente e outros 91 ativos apenas nos finais de semana. A Associação de Salvamento Aquático de Florianópolis tem pressionado por operações durante todo o ano, argumentando que a presença constante de salva-vidas poderia prevenir quase todos esses incidentes. “As praias também servem como espaço de lazer para a comunidade local, e é crucial garantir sua segurança o ano inteiro”, afirma João Caetano Prates, conselheiro da ASAF.
Com a chegada da alta temporada, entre 16 de dezembro e 9 de março, o número de postos salva-vidas ativos aumentará significativamente para 411, complementados por 145 viaturas, mais de 50 motos aquáticas e 163 embarcações. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) também disponibiliza o aplicativo CBMSC Cidadão, que permite aos usuários verificar em tempo real quais postos estão operacionais, garantindo que os banhistas possam escolher praias seguras para suas atividades recreativas.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade