Binômio de SC se destaca em provas de obediência e busca na Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho
O sargento Marcos Antônio Vieira, do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, e sua cadela Luna, conquistaram três troféus e uma medalha na Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, realizada em Florianópolis. Luna, uma pastor belga de Malinois, se destacou nas provas de obediência funcional, resistência física e busca por restos mortais, garantindo o segundo lugar em duas categorias e o terceiro em outra.
Essa foi a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do evento, tradicionalmente focado em cães policiais. Luna é a primeira de sua raça certificada para operações de busca e resgate pelo CBMSC, e já atuou em missões importantes, incluindo as enchentes no Rio Grande do Sul. O sargento Vieira destacou a importância da parceria com Luna, adotada ainda filhote, e o trabalho contínuo para sua preparação.
Além do sargento Marcos e Luna, outros quatro binômios catarinenses participaram da competição, que reuniu 57 competidores de todo o Brasil. A atuação de Luna reafirma o comprometimento do CBMSC em treinar cães para operações de salvamento e busca, fortalecendo sua atuação em situações emergenciais.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.