keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Saragaço encerra temporada de pesca de Bombinhas

Competição tem provas finais neste final de semana e mobiliza mais de 400 pescadores de 12 ranchos

O final de semana marca o encerramento oficial da pesca da tainha de Bombinhas e região. Embora a safra não tenha obtido grandes lances, os trabalhadores celebram a pesca com uma competição entre ranchos. O saragaço reúne pelo terceiro ano consecutivo pescadores de Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú. Ao todo, 12 ranchos disputam o título da temporada.
O Saragaço é um evento que reúne os ranchos de pesca em uma gincana na praia. Mais de 400 pescadores participam das disputas, além da comunidade. Serão aproximadamente 40 provas.

Além da gincana e das atrações musicais a gastronomia típica molda o evento que aguarda a presença e o envolvimento de grande parte da comunidade local, das cidades vizinhas e dos turistas. A organização aguarda aproximadamente duas mil pessoas por dia. 
Uma das organizadoras, Isabela Camile, conta que o projeto surgiu de três pessoas. “ Na época, tinham derrubado dois ranchos. Com a especulaçaõ imobiliária eles começaram a perder espaço. Não havia política pública. A ideia inicial era um evento gastronomico, com gincana”, lembra.

Segundo Camille, na época, todos donos de rancho compraram a ideia. A partir daí começou o resgate da memória, herança e tradição. Entre as brincadieras estão balaio e a samburá. Os mais velhos começaram a ensinar as crianças a confeccionarem tarrafas e peão, por exemplo.
A inspiração para criar o Saragaço veio do Nordeste brasileiro. “Havia uma vila de pescadores onde construíram um grande resort. Os pescadores começaram esse resgate e com sucesso conseguiram grandes patrocinadores até comprar o terreno e reconstruir os ranchos”, conta.

O evento ajuda Bombinhas a retomar as caracteristicas de vila de pescadores. Na cidade, empresários do turismo passaram a apoiar o evento, justamente para não perder visitantes. O Saragaço é o nome dado a movimentação dos pescadores na hora de tirar o pescado do mar, aquela gritaria e corre-corre. Maré Mansa e Praia dos Ingleses venceram os primeiros campeonatos.

Evento resgata tradição e envolve famílias de pescadores

Rosenildo de Melo, o Kenko, disputa o Saragaço pelo terceiro ano. Segundo ele, a competição ajuda a preservar a história. “O Saragaço para nós da pesca artesanal de canoa a remo é um grande reforço. Veio para impulsionar a pesca da tainha, resgatar e movimentar os ranchos de Bombinhas e região. Essa competição auxilia bastante a nossa atividade. Hoje, muitas pessoas que desconheciam, conhecem a pesca da tainha. Sempre que tiver Saragaço, eu vou participar”, projeta.
 
Com provas individuais e em grupo, o Saragaço une os trabalhadores artesanais. A competição começou pequena e hoje envolve uma equipe de 15 pessoas. Os preparativos começaram em dezembro do ano passado. Outras 20, atuam como voluntárias nas provas. As atividades que definem o campeão ocorrem no final de semana, contudo várias etapas do processo já foram disputadas, inclusive com disputas em Balenário Camboriú.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão