keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Saragaço encerra temporada de pesca de Bombinhas

Competição tem provas finais neste final de semana e mobiliza mais de 400 pescadores de 12 ranchos

O final de semana marca o encerramento oficial da pesca da tainha de Bombinhas e região. Embora a safra não tenha obtido grandes lances, os trabalhadores celebram a pesca com uma competição entre ranchos. O saragaço reúne pelo terceiro ano consecutivo pescadores de Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú. Ao todo, 12 ranchos disputam o título da temporada.
O Saragaço é um evento que reúne os ranchos de pesca em uma gincana na praia. Mais de 400 pescadores participam das disputas, além da comunidade. Serão aproximadamente 40 provas.

Além da gincana e das atrações musicais a gastronomia típica molda o evento que aguarda a presença e o envolvimento de grande parte da comunidade local, das cidades vizinhas e dos turistas. A organização aguarda aproximadamente duas mil pessoas por dia. 
Uma das organizadoras, Isabela Camile, conta que o projeto surgiu de três pessoas. “ Na época, tinham derrubado dois ranchos. Com a especulaçaõ imobiliária eles começaram a perder espaço. Não havia política pública. A ideia inicial era um evento gastronomico, com gincana”, lembra.

Segundo Camille, na época, todos donos de rancho compraram a ideia. A partir daí começou o resgate da memória, herança e tradição. Entre as brincadieras estão balaio e a samburá. Os mais velhos começaram a ensinar as crianças a confeccionarem tarrafas e peão, por exemplo.
A inspiração para criar o Saragaço veio do Nordeste brasileiro. “Havia uma vila de pescadores onde construíram um grande resort. Os pescadores começaram esse resgate e com sucesso conseguiram grandes patrocinadores até comprar o terreno e reconstruir os ranchos”, conta.

O evento ajuda Bombinhas a retomar as caracteristicas de vila de pescadores. Na cidade, empresários do turismo passaram a apoiar o evento, justamente para não perder visitantes. O Saragaço é o nome dado a movimentação dos pescadores na hora de tirar o pescado do mar, aquela gritaria e corre-corre. Maré Mansa e Praia dos Ingleses venceram os primeiros campeonatos.

Evento resgata tradição e envolve famílias de pescadores

Rosenildo de Melo, o Kenko, disputa o Saragaço pelo terceiro ano. Segundo ele, a competição ajuda a preservar a história. “O Saragaço para nós da pesca artesanal de canoa a remo é um grande reforço. Veio para impulsionar a pesca da tainha, resgatar e movimentar os ranchos de Bombinhas e região. Essa competição auxilia bastante a nossa atividade. Hoje, muitas pessoas que desconheciam, conhecem a pesca da tainha. Sempre que tiver Saragaço, eu vou participar”, projeta.
 
Com provas individuais e em grupo, o Saragaço une os trabalhadores artesanais. A competição começou pequena e hoje envolve uma equipe de 15 pessoas. Os preparativos começaram em dezembro do ano passado. Outras 20, atuam como voluntárias nas provas. As atividades que definem o campeão ocorrem no final de semana, contudo várias etapas do processo já foram disputadas, inclusive com disputas em Balenário Camboriú.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica