keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município.

X
Foto: Divulgação Prefeitura São José

O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de atuação da Secretaria de Assistência Social de São José. Por meio das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), são desenvolvidos projetos com o objetivo de erradicar o trabalho na infância, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município. No momento, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Educandário Santa Catarina estão participando de uma gincana online sobre o tema: “Trabalho Infantil não é Legal”. A iniciativa consiste na produção de desenhos sobre a temática proposta.

Durante a atividade as crianças se expressam em suas falas, tornando-se protagonistas no assunto. “Criança não é para trabalhar, infância é para sonhar”, afirma Renan, um dos alunos do Educandário Santa Catarina. No final, todos ganharão um prêmio surpresa, que tem relação direta com o desenvolvimento educacional.

Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, as atividades diretamente ligadas ao público infantil são de grande relevância para o enfretamento dessa questão, pois a criança e o adolescente podem se expressar sobre o tema como protagonistas e, por esse motivo, são eles os mais interessados no acesso à educação, cultura e lazer.

Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência. Ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.

O coordenador municipal das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil, Walter Corrêa De Fáveri, pontua que as ações são pensadas no sentido de garantir às crianças e adolescentes participação ativa no combate ao trabalho infantil. Além disso, as ações, juntamente com os técnicos, visam garantir a efetividade das atividades bem como, assegurar o atendimento às famílias que vivenciam tal realidade.

As ações continuam durante todo o ano, visando contemplar os objetivos internacionais de erradicação do trabalho infantil, uma vez que o Brasil é signatário de acordos internacionais que buscam garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, lazer, saúde e deporto e que estejam a salvo da exploração para o trabalho.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Água tratada beneficia turismo gastronômico em Bombinhas

Águas de Bombinhas sempre orienta para que os estabelecimentos comerciais mantenham em dia a limpeza das caixas d´água

Utilidade Pública

Rede de Esgoto traz benefícios à saúde e à qualidade de vida

Com foco no aprimoramento dos serviços diretamente relacionados à saúde e à qualidade de vida dos cidadãos, a Águas de Penha trabalhar para implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município

Utilidade Pública

Águas de Camboriú garante padrões de potabilidade na distribuição de água para a população

Embora tenhamos muita água em mares, oceanos, rios e geleiras, apenas 0,27% da água está disponível para consumo humano

Utilidade Pública

Selo Empresa Amiga da Juventude é aprovado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

O selo tem a finalidade de incentivar empresas instaladas na cidade a proporcionarem condições de acessibilidade ao primeiro emprego aos jovens matriculados na rede pública de ensino de Balneário Camboriú.

Utilidade Pública

Água tratada traz benefícios para a população de Penha

A água tratada é um produto importante e essencial para a vida humana

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Luta entre “homem-aranha e dinossauro” durante vacinação chama atenção em SC

Briga’ foi flagrada na noite de domingo (16), por um morador que havia levado o pai para vacinar

Segurança

Polícia recupera R$15 mil em mercadorias furtadas de hospedagem

A ação policial foi das Delegacias da Comarca de Ituporanga e do município de Vidal Ramos