keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022

DivulgacaoSCGAS Visor Notícias
Divulgação

A SCGÁS encerrou nesta semana a Chamada Pública para contratação de suprimento adicional de gás natural que visa asseguraro abastecimento na região sul catarinense, que enfrenta restrição na capacidade de transporte do GASBOL (gasoduto Bolívia – Brasil). O contrato com a Distribuidora NFE POWER prevê a contratação de mais de 273.750.000 m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia. 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo será no modal rodoviário de GNL (Gás Natural Liquefeito) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS.  

A conclusão deste processo de chamada pública irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do estado para implantação de rede isolada”, explica Willian Anderson Lehmkuhl, Diretor Presidente da SCGÁS. 

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de Gás Natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de Gás Natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de Gás Natural no país. 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de Gás Natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de seis milhões de m³/dia.

ViewImage Visor Notícias

O contrato prevê cerca de 150 mil m³/dia de suprimento adicional de Gás Natural para o Sul do Estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Rendimento com aluguel em SC cresceu 16,5% em 2023

Pesquisa do IBGE mostra crescimento do rendimento após 2 anos seguidos de queda

Economia

Empresa de energético de SC fecha parceria com bilionário João Adibe dono da Cimed

Gigante do setor farmacêutico e Baly Brasil vão lançar juntas Energético Flynow

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias do estado

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano