keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina supera marca de 200 mil empresas abertas em 2024

Resultado demonstra que a criação de empresas está em ritmo acelerado no Estado

Ricardo Wolffenbuttel SECOM Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina registrou um marco histórico ao ultrapassar em outubro a marca de 200 mil novas empresas constituídas em 2024. Este avanço destaca a solidez e a atratividade do Estado para novos negócios, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação. Com o acréscimo, o Estado tem hoje 1,46 milhão de empresas ativas.

O resultado demonstra que a criação de empresas está em ritmo acelerado no Estado. Isso porque, entre janeiro e outubro de 2023, o volume de empresas constituídas foi de 194 mil. Agora, no mesmo período de 2024, chegou a 216.605. Ou seja, uma alta de 11,1%. Na comparação com 2022 o percentual é ainda maior, alta de 17,2%. 

O aumento reflete o impacto das inovações do Governo de Santa Catarina, por meio da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que tem investido em iniciativas como a transformação digital e o incentivo ao empreendedorismo jovem. Assim, essas ações têm facilitado a criação de empresas, atraindo empreendedores para explorar novas oportunidades no Estado.

“Atendendo às diretrizes do governador Jorginho Mello, a Jucesc tem investido cada vez mais em tecnologia, no uso da inteligência artificial, na capacitação dos seus servidores e no estudo constante para a implementação de medidas que acompanhem a velocidade do mercado que exige cada vez mais, um cenário menos burocrático, mas sem deixar de primar pela segurança jurídica que o cidadão catarinense anseia”, afirmou a presidente em exercício da Jucesc, Fabiana Everling.

Entre os destaques deste crescimento está a presença significativa de mulheres empreendedoras, que registraram um aumento expressivo entre as novas empresas em 2024, evidenciando o protagonismo feminino no cenário empresarial catarinense. Portanto, a expansão do número de empresas reflete diretamente na geração de empregos, fortalecendo as economias locais e promovendo um futuro de inovação e resiliência para Santa Catarina.

Maioria das empresas abertas são pequenos negócios

Do total de 216 mil empresas constituídas entre janeiro e outubro, a maioria, 161 mil (74%) são Microempreendedores Individuais (MEIs). Também foram constituídas 51 mil (24%) empresas de sociedade limitada e 3 mil (1,4%) como companhia de empresário individual, entre outras modalidades. 

“Os números da constituição de empresas nos mostram que o catarinense está mais disposto a empreender, principalmente o micro e pequeno empresário. É importante salientar que este segmento conta com diversos auxílios do Governo do Estado, como o Programa Juro Zero e o Pronampe SC”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. 

O top 5 municípios que mais constituíram empresas tem Florianópolis na liderança com 23,5 mil CNPJs criados em 2024. Joinville está em segundo lugar com 20,1 mil empresas abertas. Em terceiro lugar aparece Blumenau, com 11,7 mil, seguida de Itajaí (11,2 mil) e São José (9,9 mil).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Receita libera consulta à malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Quase 280 mil contribuintes devem receber R$ 339,6 milhões em restituições referentes a abril e anos anteriores

Economia

Número de pessoas com deficiência no trabalho cresce 14% em SC

Santa Catarina supera média nacional e da região Sul com mais de 4 mil novas vagas preenchidas

Economia

Produção de milho em SC bate recorde histórico em março

Número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024

Economia

Empresa catarinense do setor de suínos antecipa R$ 6 milhões em PPR a colaboradores

Companhia reconhece desempenho da equipe e antecipa pagamento do PPR de 2024, beneficiando mais de 3,6 mil colaboradores

Economia

Selic pode chegar a 15,5% antes de corte no fim de 2025

XP projeta alta da taxa Selic até 15,5% no primeiro semestre; cenário favorece investimentos em renda fixa e exige atenção dos investidores

Mais notícias

Segurança

Padrasto é denunciado por estupro de criança de 11 anos em Palhoça

Menina relatou os abusos à equipe médica da UPA, revelando ameaças e um último episódio há três meses

Tempo

Sexta-Feira Santa pode ter temporais isolados com chegada de frente fria a SC

Instabilidade começa no Oeste e avança para outras regiões